Com a chegada de um novo ano, uma série de benefícios são ofertados aos trabalhadores brasileiros e o PIS (Programa de Integração Social) consiste em um dos mais importantes da atualidade. Sendo assim, preparamos um guia completo sobre o Pagamento do PIS 2022 para que você aprenda a sacar, consultar e analisar este benefício.

Se você está com dúvidas sobre este processo, ressaltamos que não há motivos para deixar de correr atrás o quanto antes, até porque essa medida garantirá o seu pagamento tendo em vista as complexidades que tal temática pode gerar. Acompanhe!

Pagamento do PIS 2022

Pagamento do PIS 2022

Como Consultar o PIS

Antes de qualquer coisa, os brasileiros precisam conhecer as possibilidades que possuem de consultar o PIS, visto que é através desta ação que encontra-se os valores e se há direito de pagamento neste ano de 2022.

Muito tem se falado sobre as mudanças no PIS, principalmente por conta do abono ter sido retido no ano passado pelo Governo Federal. Todas estas questões alteraram a forma como os indivíduos estavam acostumados a receber o benefício.

Logo, é imprescindível que você saiba como fazer a consulta do PIS sempre que julgar necessário. Para isso, os beneficiários tem três possibilidades oficiais: pelo aplicativo Caixa Trabalhador, pelo site Gov.Br ou ainda pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.  

Para lhe auxiliar, elaboramos um guia completo com dicas e passos para cada uma das opções detalhadas acima. Contudo, lembre-se que para todas as situações você obrigatoriamente deverá ter em mãos o número do CPF. Observe e coloque em prática:

Pelo App Caixa Trabalhador

  1. Acesse a loja de aplicativos de seu telefone móvel e busque por “Caixa Trabalhador” (disponível tanto na Google Play Store quanto na Apple Store);
  2. Logo na página de descrição, selecione “Instalar”;
  3. Assim que o mesmo terminar de Instalar/Atualizar, abra o app e faça um login;
  4. Dentro da ferramenta, opte por “Consultas” e, logo em seguida, por “Consultar PIS”;
  5. Por fim, verifique tudo o que desejar de acordo com o seu perfil como beneficiário. 

Obs.: Esse aplicativo foi desenvolvido para ser abrangente e por isso pode ser baixado em aparelhos com os sistemas operacionais Android ou iOS. 

Pelo App Carteira de Trabalho Digital

  1. De maneira similar ao que foi descrito acima, baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital que também pode ser encontrado pela sigla “CTPS Digital”; 
  2. Complete a etapa de login e de segurança da plataforma e avance;
  3. Clique em “PIS” e depois em “Consultar”;
  4. Consulte os valores desejados como também como saber o número do PIS.

Via site Gov.Br

  1. Procure pelo site Gov.Br: https://www.gov.br/pt-br;
  2. Selecione “Entrar” e faça seu login com dados previamente cadastrados (nesta fase será obrigatório digitar o número do seu CPF + senha);  
  3. No menu principal, indique o campo “Abono Salaria”
  4. Na sequência, prefira a aba “PIS/PASEP” e indique “Consultar PIS”;
  5. O sistema irá carregar e, na sequência, trará todo o detalhamento de datas e dos valores que você pode receber neste ano de 2022.  

Calendário de Pagamento do PIS 2022

É através do calendário de pagamento do PIS que todo e qualquer brasileiro pode ficar por dentro da data em que o seu benefício será pago, uma vez que este quadro é informado oficialmente pelo Governo Federal.

Calendário PIS 2022

Calendário PIS 2022

Sua elaboração leva em consideração as datas de aniversário de cada contribuinte, da mesma forma que os anos anteriores. Especificamente neste ano de 2022, as indicações são de que o PIS/PASEP será pago antecipadamente para as vítimas das recentes chuvas devastadoras que ocorreram nos estados da Bahia e de Minas Gerais.

Assim, que se adequa às regras definidas pelo Governo poderá fazer seu saque já após o dia 8 de fevereiro, enquanto que os demais brasileiros devem seguir as regras definidas pelo Calendário de Pagamento do PIS 2022. 

Outro ponto a ser levantado aqui refere-se à data limite que é 29 de dezembro de 2022, independentemente da categoria. Leve isso em consideração e não perca a data exata do pagamento do seu benefício! 

Como Sacar o PIS 2022 

Depois de conferir qual é a data de recebimento e consultar qual o saldo do seu PIS para esse ano de 2022, está mais do que na hora de enfim saber como sacar este benefício.

Há muitas dúvidas aceca deste respeito, o que é bastante compreensível tendo em vista as variáveis desta temática e as diferentes formas de saque que são permitidas pelo Governo Federal.

Ainda neste quesito, você poderá escolher entre: crédito em conta, Poupança Social Digital ou o saque tradicional por meio do caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal.

Sacar o PIS 2022 pelo Caixa Eletrônico

  1. Vá pessoalmente até uma agência da Caixa Econômica Federal;
  2. Dirija-se a qualquer caixa eletrônico que esteja disponível;
  3. Utilize seu Cartão Cidadão para acessar sua conta;
  4. Faça, primeiramente, uma consulta quanto aos valores liberados e depois siga para o saque;
  5. E pronto! 

Sacar o PIS 2022 pelo Caixa Tem

  1. Busque por “Caixa Tem” na loja de aplicativos do seu tablet ou smartphone (Google Play Store ou Apple Store);
  2. Faça um login simples e avance;
  3. Prossiga para “Pagamentos” e depois clique em “PIS”;
  4. Verifique os valores à receber e, quando estiverem disponíveis, faça uma movimentação online para qualquer conta bancária. 

Sacar o PIS 2022 via crédito em conta

Este é justamente o meio mais prático de receber o seu PIS, porém exige ações anteriores ao pagamento. Veja:

  1. Apresente-se em uma agência da Caixa Econômica Federal e converse com um atendente;
  2. Solicite o cadastramento de um crédito em conta, porém será necessário tem primeiramente um conta neste banco;
  3. Utilize seus documentos pessoais e informações da conta para o cadastramento;
  4. Desta forma, assim que os valores forem disponibilizados eles serão automaticamente direcionados para a sua conta. Assim você evita perder o prazo de obtenção.  

Importante: Ademais, no caso do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), a forma adequada de saque está relacionada com a possibilidade de recebimento como crédito em conta para todos os correntistas do Banco do Brasil e que atuam na esfera pública brasileira. Neste caso, basta clicar neste link: www.bb.com.br/pasep.  

5/5 - (1 vote)
Categorias: Trabalhador

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.