O 14º Salário está entre os benefícios mais vantajosos para os trabalhadores brasileiros, porém as singularidades do mesmo podem dificultar o alcance dos indivíduos ao curto e ao longo prazo.

Sabendo disso, preparamos um guia completo sobre tudo o que você precisa saber acerca do 14º Salário neste ano, desde quem tem direito até como funciona, valores, tabela de pagamento e muito mais!

14º Salário 2022

14º Salário 2022

Décimo Quarto Salário 2022

É natural que os brasileiros sintam-se preocupados quanto a resolução do décimo quarto salário na Câmara dos Deputados, já que tal decisão influenciará positivamente muitos setores da sociedade.

Em contrapartida, apenas aqueles indivíduos que mostrarem aptos aos requisitos definidos previamente é que poderão ser beneficiados.

Logo, torna-se válido destacar não é possível acessar o décimo quarto salário como: Benefício de Prestação Continuada (BPC), Pensão mensal vitalícia, Auxílio suplementar por acidente de trabalho, Auxílio previdenciário por invalidez do trabalhador rural.

Decerto que, para tal contemplação, todos os indivíduos precisam ficar de olhos bem atentos aos demais benefícios trabalhistas que já recebem comumente.

Quem tem direito ao 14º Salário 2022?

É verdade que o 14º salário gera muitas dúvidas e uma das principais resumem-se ao fato de que nem todos os brasileiros podem ser contemplados com tal benefício.

Quer saber se você está entre os brasileiros que tem direito ao décimo quarto salário? Então acompanhe a listagem dos grupos abrangidos pelas regras atuais do programa:

Qual o Valor do 14º Salário 2022?

Neste ano, o valor previsto do 14° salário será o mesmo do que o beneficiário em questão recene no 13º salário e com o passar dos anos, tal pagamento é atualizado de acordo com o salário mínimo vigente e a inflação nacional.

Sendo assim, todos aqueles contribuintes, aposentados, trabalhadores e pensionistas do INSS que já recebem 1 salário mínimo no pagamento convencional, manterá esse prospecto no novo benefício e assim por diante.

14º Salário Tabela de Pagamento 2022

Dentro desta temática, a tabela de pagamento do décimo quarto salário é elementar, visto que a mesma demonstra uma série de informações relevantes aos contribuintes, e ainda promove uma melhor compreensão acerca dos valores e datas.

14º Salário Pagamento

14º Salário Pagamento

Neste contexto, o INSS oferta dois cronogramas primários para cada grupo que poderá ser contemplado por esse benefício no ano de 2022: quem recebe 1 salário mínimo e aqueles que ontem rendimentos mensais acima de um salário mínimo.

É notório frisar que o salário mínimo utilizado para este agrupamento refere-se ao valor vigente em 2022, que neste caso é de R$ 1.212,00.

Deste modo, vale a pena comparar cada uma das tabelas para saber, ao final, qual será a data de seu pagamento. Lembre-se que o cronograma é ordenado em função do último dígito do número do seu benefício. Observe com cautela:

14º Salário Tabela de Pagamento até 1 Salário Mínimo

  • Benefícios terminados em 1: 25 de março
  • Benefícios terminados em 2: 28 de março
  • Benefícios terminados em 3: 29 de março
  • Benefícios terminados em 4: 30 de março
  • Benefícios terminados em 5: 31 de março
  • Benefícios terminados em 6: 1 de abril
  • Benefícios terminados em 7: 4 de abril
  • Benefícios terminados em 8: 5 de abril
  • Benefícios terminados em 9: 6 de abril
  • Benefícios terminados em 0: 7 de abril.

14º Salário Tabela de Pagamento mais de 1 Salário Mínimo

  • Benefícios terminados em 1 e 6: 1 de abril;
  • Benefícios terminados em 2 e 7: 4 de abril;
  • Benefícios terminados em 3 e 8: 5 de abril;
  • Benefícios terminados em 4 e 9: 6 de abril;
  • Benefícios terminados em 5 e 0: 7 de abril.

14º Salário Aposentados

Quanto aos aposentados, há algumas diferenciações em relação ao que é pago para os contribuintes ou trabalhadores convencionais. Dito isso, exige-se uma atenção superior para a compreensão do que é definido pela legislação brasileira para este novo período de pagamentos.

Justifica-se tal dissemelhança por conta da necessidades específicas demonstradas por estes indivíduos. Logo, no ano de 2021 houve uma antecipação do 13º o que deixou mudanças na forma como o mesmo benefício seria pago no mesmo ano.

Porém, agora em 2022, tanto o 13º quanto o 14º salário serão fornecidos da maneira tradicional para os idosos e pensionistas, da mesma forma que passa os demais brasileiros que também possuem um acesso garantido por lei.

Atente-se ao fato de que o 14º salário é constantemente discutido na Câmara dos Deputados por despertar uma série de interesses tanto no âmbito político como também à própria sociedade.

Como Consultar o Décimo Quarto Salário 2022

Se você precisa consultar o seu décimo quarto salário, saiba que este processo é bastante simplório e pode ser completado por qualquer pessoa.

De maneira geral, o sistema oficial do Meu INSS permite que haja uma consulta rápida desta informação, ainda mais se você já dispor de um cadastro prévio que favoreça um acesso direto.

Em suma, veja como é possível consultar o décimo quarto salário neste ano de 2022 e tire todas as suas dúvidas, seja pelo site ou ainda pelo aplicativo:

Consulta Décimo Quarto pelo Site

  1. Acesse o site “Meu INSS” clicando aqui: https://meu.inss.gov.br/#/login;
  2. Escolha pela opção “Entrar com Gov.Br”;
  3. Caso você já tenha uma possibilidade prévia de acesso, utilize um certificado digital, certificado digital em nuvem ou número de CPF + senha para logar no sistema;
  4. Com isso, você consegue adentrar ao portal logo após assinalar o campo “Sou humano”;
  5. Agora, procure por “Consultas” seguido de “Benefícios”;
  6. Selecione “Consultar Saldo” e verifique, por fim, tudo sobre o seu 13º ou 14º salário!

Consulta Décimo Quarto pelo App

  1. Para utilizar-se desta opção, siga até a loja virtual de aplicativos de seu smartphone ou tablet (Apple Store ou Google Play Store);
  2. Utilize-se do menu de buscas para encontrar o aplicativo Meu INSS;
  3. Quando achar, selecione o botão “Instalar” e aguarde o procedimento ser completado;
  4. Crie um novo login ou cadastre-se para conseguir acessar o portal;
  5. Opte pela opção “Consultar Saldos”;
  6. Procure por “Extrato de Pagamento”;
  7. Verifique as informações pertinentes ao décimo quarto salário;
  8. E pronto, repita este processo quantas vezes for necessário.

Obs.: O aplicativo “Meu INSS” pode ser encontrado nas versões para dispositivos móveis com sistema operacional Android ou iOS. Considere essa diferença anteriormente ao download!

5/5 - (1 vote)
Categorias: Trabalhador

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.