O CPEX Contracheque refere-se a um documento demonstrativo de recebimentos/pagamentos de militares brasileiros ativos e inativos. Neste grupo estão inseridos os pensionistas e servidores que possuem relação com o exército.

Deseja obter o CPEX Contracheque, mas não sabe por onde começar? Então acompanhe esse artigo e tire todas as suas dúvidas. Não perca!

CPEX Contracheque

CPEX Contracheque

Cadastro CPEX

Cadastrar-se na plataforma do CPEX é imprescindível considerando-se que esse é o único meio de acessar o seu contracheque de todos os meses contribuídos, além de outros serviços similares.

Acima de tudo, o portal é fácil de usar e não há segredos, porém compreendê-lo em sua amplitude faz toda a diferença, até porque existem muitas opções de uso.

O sistema é relativamente antigo, porém uma última atualização automatizou o portal fazendo com que qualquer militar pudesse encontrar as informações desejadas sem maiores problemas.

Veja como se cadastrar para acessar seu demonstrativo do CEPX há qualquer momento:

  1. Acesse o site oficial pelo link: https://cpex.eb.mil.br/;
  2. Logo na página inicial selecione o campo “Esqueci a senha”;
  3. Você será redirecionado para um formulário digital que deve ser completado com informações pessoais e documentos;
  4. Insira tudo o que for solicitar e conclua o procedimento de segurança do site clicando em “Não sou um robô”;
  5. Será preciso informar um número de telefone ativo ou endereço de e-mail válido para a verificação do cadastro;
  6. Acesse seu e-mail ou aguarde chegar uma mensagem de SMS e realize o procedimento de validação conforme for designado;
  7. Se o e-mail de validação demorar para chegar, dê uma olhada na caixa de spam;
  8. Você receberá uma senha provisória para ser aplicada na página de login juntamente com seu número de CPF;
  9. E pronto, seu cadastro estará pronto!

Obs.: tome cuidado com fraudes e evite passar seus dados à terceiros em outros sites que não sejam este ou via aplicativo oficial do CPEX.

Como fazer login para acesso ao CPEX Contracheque

O demonstrativo ou contracheque CPEX é simplesmente um holerite que consta as rendas fixas e demais fontes financeiras dos militares e contribuintes deste segmento. Através dele, esses indivíduos podem comprovar o trabalho e as contribuições sempre que for exigido.

Este documento discrimina cada com um dos vencimentos do colaborados, detalhando valores brutos e líquidos em harmonia com deduções e demais extratos.

Para realizar o login é bastante simples, basta retornar à página inicial do Centro de Pagamento do Exército e seguir alguns passos simplórios. Veja como prosseguir:

  1. Após receber sua senha provisória pelo smartphone ou e-mail, será o momento de retornar ao site para realizar o login;
  2. Dentro do portal, vá até “Configurações” e insira suas informações poesias mais uma vez;
  3. Escolha uma nova senha que seja segura e fácil de ser lembrada;
  4. Digite mais uma vez os dígitos escolhidos e clique em “Atualizar”;
  5. O próximo passo será clicar em “Sair” para voltar à página de login;
  6. Agora insira o seu CPF e senha pré cadastrada;
  7. Clique em “Entrar” e pronto!

É muito importante que você guarde bem sua senha pois ela será obrigatória nos futuros acessos que você precisará fazer no sistema. Além disso, esse mesmo código de acesso também será utilizado nos demais portais de acesso do CPEX.

Também é plausível destacar que alguns navegadores antigos podem ter dificuldades para receber o e-mail de confirmação do sistema. Sendo assim, prefira o Google Chrome ou o Firefox.

Como acessar o Aplicativo CPEX

A modernidade chegou ao CPEX com um aplicativo exclusivo que possui um dos softwares mais completos da atualidade. Ele pode ser facilmente encontrado na loja de aplicativos de seu celular (Google Play Store ou Apple Store) ou através do portal oficial do Centro de Pagamento do Exército.

Assim como a ferramenta oficial do site, esse app permite uma série de serviços e consultas aos militares, tanto os inativos quantos o ativos. Além do mais, a praticidade aqui está na possibilidade de uso 24 horas por dia e 7 dias por semana, seja em seu smartphone ou em qualquer tablet.

Entenda com o passo a passo como acessar o Contracheque CPEX pelo app:

  1. Acesse o site http://cpex.eb.mil.br/;
  2. Faça um login conforme ensinamos anteriormente;
  3. Na parte esquerda do menu, clique em “App CPEX”;
  4. Selecione “Instalar Aplicativo”;
  5. Informe os dados solicitados e realize o download;
  6. Abra o aplicativo em seu aparelho móvel e realize o login do mesmo modo que no site.

Obs.: Se você não conseguir completar a instalação por qualquer motivo, retorne ao site em procure pelo tópico “Tutorial do APP” e observe o passo a passo oficial através de um PDF completo. Neste conteúdo você com certeza vai encontrar a solução para o seu problema!

Caso a informação sobre o aplicativo não esteja muito clara no menu, procure pelo banner do app na parte superior do site e clique para abrir uma nova aba. Baixe um leitor de QR Code em seu smartphone e aponte a câmera para a tela do computador para realizar a leitura.

Seu smartphone fará a leitura e iniciará o download automaticamente com uma versão certa para o sistema operacional do seu celular (iOS ou Android).

Contracheque do SIPPES

O Centro de Pagamento do Exército evoluiu e agora possui uma nova ferramenta de pagamentos que é o Sistema de Pagamento Pessoal do Exército Brasileiro referido pela sigla SIPPES.

Este sistema está inserido no portal oficial do CPEX e veio para substituir o antigo SIAPPES. Se você busca pelo Contracheque do SIPPES o processo também será simplificado.

Muitos usuários do sistema preferem o SIPPES pela modernidade e a facilidade com que as informações podem ser acessadas há qualquer momento e de onde você estiver já que o intuito do Exército é modernizar-se à partir deste portal.

Nesta conjectura, apontamos que o SIPPES ainda não está funcionando 100%, mas a perspectiva é que comece a ser colocado em prática nos próximos meses.

A partir daí qualquer usuário poderá realizar a obtenção de arquivos, transferências de status (ativo ou inativo), consignações, prova de vida e fechamentos financeiros.

Através do portal sippes.cpex.eb.mil.br, já é possível encontrar o contracheque do SIPPES, em especial para quem precisa resolver pendencias relacionadas ao antigo SIAPPES.

Os dois sistemas poderão ser utilizados pelos militares que desejarem comparar os contracheques e verificar as informações. Caso haja algum dado incorreto serão obrigação dos mesmos informar o Setor de Pagamento de Pessoal.

Essa medida foi desenvolvida com o objetivo de fazer com que os militares ativos possam acessar seus dados profissionais antigos antes de realizar a troca efetiva dos portais.

Assim, constatamos que a forma de obter o Contracheque do CPEX mudou no ano de 2022 e isso gerou muitas dúvidas nos usuários que já estavam acostumados com a ferramenta antiga. Porém as novidades são incomparáveis, principalmente nos serviços adicionais à distância e na ampliação da segurança dos dados dos usuários.

Como emitir o Contracheque CPEX

Se você ainda não emitir o seu Contracheque CPEX e quer compreender como realizar o pedido sempre que for necessário, considere que o portal oficial poderá lhe suprir essa informação.

Você poderá realizar o procedimento tanto pelo app quanto pelo site, basta escolher o meio mais fácil. Acompanhe:

  1. Acesse o site ou o app do CPEX;
  2. Realize o login seguindo os passos que descrevemos no tópico acima;
  3. Dentro do portal, verifique no canto esquerdo do sistema o campo denominado como “Contracheque CPEX”;
  4. Informe seus dados pessoais e atualize todas as informações que forem necessárias;
  5. Selecione o mês e o ano do contracheque você deseja consultar;
  6. Procure e acesse o dado desejado clicando em “detalhar”
  7. Confira as informações e, se preferir, clique em “Imprimir Contracheque CPEX” para obter uma via física.

Orientamos que você mantenha uma versão impressa e outra digital para apresentar sempre que for demandado.

Contatos CPEX

Continua tendo dúvidas após a leitura deste artigo? Se sim, considere entrar em contato com um dos canais de comunicação do Centro de Pagamento do Exército.

Os servidores civis e os pensionistas do exército brasileiro podem escolher entre as plataformas digitais e o atendimento presencial. Veja os contatos diretos:

  • Telefones oficiais: (61) 2035 3778 / (61) 2035 3685 / (61) 2035 3686 / (61) 2035 3687;
  • Fale conosco CPEX: https://faleconosco-cpex.eb.mil.br/index/faleconosco;
  • Endereço físico: Avenida do Exército – QGEx, Bloco I – 4° Piso – SMU – CEP: 70630-904 – Brasília/DF;
  • E-mail: cpex@cpex.eb.mil.br;
  • Horário de funcionamento: de segunda até quinta-feira, das 09:00 h às 12:00 h e das 13:00 h às 17:00 h. Às sextas-feiras das 08:00h às 12:00h. Fechado aos feriados e finais de semana.

Se você optar pelo atendimento pessoal, será obrigatório realizar um agendamento prévio. Acompanhe o passo a passo:

  • Retorne ao portal pelo link descrito acima;
  • Realize um login com seu número de CPF;
  • Dentro do portal, busque por “Agendamentos” no menu principal;
  • Insira todos os seus documentos pessoais e descreva o motivo do atendimento;
  • Escolha um horário e dia para comparecer ao local de atendimento;
  • Caso você resida em outros estados que não seja o Distrito Federal, o sistema irá lhe proporcionar um endereço mais viável assim que você inserir seu CEP;
  • Conclua o procedimento imprimindo o formulário de solicitação.
5/5 - (1 vote)
Categorias: Trabalhador

1 comentário

silvia maria martins coelho · março 24, 2022 às 6:52 pm

como imprimir meu demonstrativo de imposto de renda?sou pensinista!

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.