Saber como obter o Extrato INSS Empresa 2022 é essencial para qualquer empresa brasileira, mas também pode ser vantajoso para os trabalhadores com carteira assinada que precisam consultar seus dados pertinentes ao vínculo profissional.

Em síntese, preparamos este artigo com o intuito de favorecer cada um dos brasileiros que atuam como PJ (Pessoa Jurídica) ou PF (Pessoa Física) e precisam tirar questionamentos acerca do Extrato INSS Empresa 2022. Não deixe de conferir nenhum detalhe!

Extrato INSS Empresa 2022

Extrato INSS Empresa 2022

Alíquotas INSS Patronal

Embora poucos brasileiros de fato saibam o que significa o INSS Patronal, tal modalidade dispõe de uma das maiores notabilidades perante a contemporaneidade.

Neste sentido, é necessário frisar que toda e qualquer empresa precisa ficar por dentro das alíquotas do INSS Patronal, até porque elas são indispensáveis para que os empregadores realizem o cálculo de cada colaborador em sua respectiva folha de pagamento.

Todo vínculo com pagamento de funcionários e demais remunerações são calculadas através deste percentual que atualmente é de 20%. Contudo, tenha cautela nesta adequação uma vez que esse potencial altera-se anualmente para acompanhar os demais valores e alíquotas pertinentes à moeda brasileira, o salário mínimo nacional vigente e as demais normas previdenciárias.

Em suma, a base de cálculo dissemelha-se para cada condição e nos últimos anos novas categorias foram criadas. Na listagem a seguir você confere como é ordenado atualmente o INSS Patronal na escala para cada modalidade:

  • Empresas de transportes em geral: alíquota padrão de 4,5%;
  • Empresas de mídia física e digital: alíquota de 2%;
  • Empresas de construção civil e afins: alíquota de 1,5%.

Ademais, leve em consideração que no INSS patronal é elementar utilizar-se da alíquota que de fato combina com o perfil da empresa em questão.

Veja Ainda:

Como Calcular INSS Empresa

Dissemelhantemente do INSS usual, o INSS Empresa dispõe de um cálculo próprio e que precisa ser colocado em prática pelo empregador. Este aspecto costuma gerar diversas adequações e dúvidas para todos os envolvidos e por isso é tão notável compreende-lo em todas as especificidades.

Cada organização precisa estar por dentro de tudo que envolve esse cálculo INSS, porém os valores são variáveis em função da folha de pagamento de cada empresa.

Decerto que você deve seguir uma fórmula simples que consiste na aplicação a alíquota para cada contribuinte conforme descrevemos acima.

Não se esqueça que auxílios trabalhistas, indenizações, restituições e benefícios previdenciários não devem entrar para o cálculo do INSS Empresa.

Extrato de Contribuição do INSS Empresa

Agora que você já sabe como calcular é chegado o momento de entender como é possível alcançar o Extrato de Contribuição do INSS Empresa sempre que você precisar juntamente com uma simples consultar no site da Receita Federal do Brasil.

É bastante prático que você entenda que a serventia deste extrato é muito similar ao documento tradicional que pode ser alcançado por qualquer trabalhador brasileiro.

Todavia, a obtenção do mesmo é um pouco mais complexa e por isso decidimos por compor um manual para que você saiba como realizar esse procedimento sem maiores problemas. Acompanhe o passo a passo e tire suas próprias conclusões:

  1. Copie e cole o seguinte link em seu navegador de internet http://gps.receita.fazenda.gov.br/;
  2. Logo na página inicial, escolha por assinalar qual documento você pretende efetuar a consulta “CNPJ” ou “CEI”;
  3. Insira o identificador que nada mais é do que os dígitos do CNPJ ou o número da matrícula CEI da empresa;
  4. Informe a “Competência” pertinente ao documento listado anteriormente;
  5. Indique sua senha ao sistema para liberar o acesso;
  6. Quem estiver realizando tal consulta pela primeira vez precisar realizar uma inscrição prévia;
  7. Para isto, clique em “Cadastrar senha” no canto inferior da página;
  8. Você será redirecionado para um formulário online que precisa ser preenchido sem omissão de dados;
  9. Visualize se todas as informações estão corretas e clique em “Avançar”;
  10. Na página seguinte, você terá que escolher uma senha de 6 dígitos que esteja disponível no sistema;
  11. Passe pelo sistema de segurança da página e insira novamente a senha para fazer a validação da mesma;
  12. Feito isso, clique no botão “Enviar” e volte ao menu inicial para uma nova consulta;
  13. Agora, basta que você informe a senha recém criada e realize o procedimento de proteção do portal informando algumas letras presentes em uma imagem automatizada;
  14. Ao final, selecione “Consulta” e verifique cada uma das informações pertinentes a sua conta;
  15. O último passo consistirá em emitir o Extrato de Contribuição do INSS Empresa na aba descrita como “Baixar”. E pronto, repita este processo quantas vezes for necessário!

Obs.: Lastimavelmente ainda não é possível fazer esse tipo de consulta ou emissão via aplicativos, então apresse-se em garantir o processo de maneira assertiva pelo site.

Leia Também:

Como pagar o INSS Empresa?

Muitos empregadores também encontram-se em dúvidas no momento de pagar o INSS Empresa. Isto se dá por conta dos diferentes pontos englobados por essa modalidade deste tributo.

Sabendo destes detalhes, você somente conseguirá completar esse pagamento quando tiver em mãos a GPS (Guia de Pagamento da Previdência Social). Preste atenção ao nosso guia sobe como obtê-la, pois ela também será obrigatória em outras quitações de débitos similares:

  1. Acesse este link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br;
  2. Selecione “Entrar” e complete o seu login com dados que devem estar cadastrados com antecipação;
  3. Passe pela etapa de segurança do site;
  4. Ao adentrar na plataforma, busque no menu inicial por “Guia de Pagamento da Previdência Social – GPS”;
  5. Identifique a empresa em questão e siga com os demais dados exigidos pelo sistema;
  6. Informe a modalidade de GPS desejada e a data pertinente (Ano/Mês);
  7. Neste ponto, verifique os valores e clique em “Emitir”;
  8. No demais, siga para quita a dívida em questão pessoalmente em uma agência lotérica ou utilize a versão digital da GPS para o pagamento virtual.

Documentos Necessários

Seja para pagar, realizar a consulta INSS empresa 2022 ou emitir o extrato de contribuição, há uma lista de documentos e dados que precisam estar em mãos do empregador. Confira quais são:

  • CNPJ da empresa;
  • Matrícula CEI;
  • Endereço da empresa;
  • GPS devidamente impressa;
  • Dados profissionais de cada colaborador;
  • Etc.

Importante: Para mais informações, faça uma ligação 100% gratuita para a central telefônica do INSS pelo número 135 de segunda-feira até sábado das 07:00 h até as 22:00 h.

5/5 - (1 vote)
Categorias: INSS

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.