Tem dúvidas sobre o programa Leve Leite 2022? Se sim, saiba que você chegou ao lugar certo! Neste artigo trataremos de tudo o que você precisa saber sobre este programa assistencial desenvolvido pela Prefeitura do Município de São Paulo em harmonia com o Governo do Estado.

Para tanto, neste artigo você tira todas as dúvidas que permeiam essa temática ao mesmo tempo que acompanha dicas sobre como funciona o Leve Leite 2022, requisitos, calendário, cadastro, inscrição e muito mais!

Leve Leite 2022

Leve Leite 2022

Programa Leve Leite 2022

O programa Leve Leite revolucionou a forma como os habitantes da cidade de São Paulo são assistidas pelo acesso ao leite para seus filhos. Todavia, as regras do programa evidenciam que apenas algumas famílias podem completar tal acesso.

Em síntese, ele é destinada a famílias carentes e de baixa renda que possuem filhos pequenos, desde os quatro meses de idade até o quinto ano do ensino fundamental.

Apesar da elaboração específica, o programa engloba algumas instituições próximas à capital, porém é necessário fazer uma consulta prévia para mais informações.

Seu objetivo central consiste em promover alimentação de qualidade para os jovens de famílias carentes, tendo em vista os nutrientes imprescindíveis do leite para os jovens desta faixa etária.

Confira Ainda:

Como Funciona

A forma de entrega do leite pode variar, porém é válido citar que a quantidade disponibilizada mensalmente leva em conta o consumo médio de uma criança na idade do jovem cadastrado.

O cadastro no CadÚnico não é obrigatório, porém pode facilitar a identificação da criança. Além do mais, jovens com diferentes níveis de deficiência também são abrangidas por esse benefício.

Nos demais casos, o programa Leve Leite proporciona a entrega de um composto lácteo, também conhecido como leite em pó em sua versão integral, pelo correio. Isso facilita o transporte como também o armazenamentos, tendo em vista seu prazo de validade superior.

Ademais, é totalmente proibida qualquer atividade de venda, seja do leite convencional ou na versão em pó. Dito isso, qualquer indício que seja comprovado fará com que a família perda o benefício e não possa solicitá-lo nunca mais, além de arcar com outras consequências sociais pertinentes a esta prática ilegal.

Especificamente a quem irá receber o benefício na grupo do leite integral, a entrega é feita de quatro e quatro meses. Neste caso, é comum que a administração prefira esse tipo de entrega para casas onde as famílias possuem mais de uma criança apta a receber o benefício do Leve Leite. Leve isso em conta e organize-se!

Em complemento, as famílias devem comprovar a renda per capta diante da Prefeitura Municipal, tendo em vista que existe uma ordem de liberação de acordo com as carências dos requerentes.

Quem tem direito

Em suma, é crucial conferir antecipadamente os requisitos do programa para saber se você tem ou não direito a receber as entregas pelos diferentes meios expressos pelo Governo do Estado de São Paulo.

Assim, preparamos umas listagem para destacar todas as crianças englobadas pelo programa Leve Leite neste ano de 2022, em função das regras primárias. Entenda:

  • Crianças de família de baixa renda matriculadas no Ensino Básico – Infantil;
  • Crianças pertencentes à famílias de baixa renda que estão matriculadas no Ensino Fundamental I;
  • Crianças com deficiência desde o quarto mês de idade até passar pelo quinto ano do Ensino Fundamental I.

É válido frisar que nos casos onde o jovem está matriculado na rede pública, o benefício é disponibilizado na própria instituição de ensino. Em contrapartida, todos aqueles que se encontram fora do âmbito escolar por não contar com a idade mínima para tal, a entrega é feita através da creche. Tenha esses detalhes em vista!

Leia Também:

Calendário Leve Leite 2022

O calendário do Leve Leite leva em consideração o endereço e a necessidade primária dos requerentes. Sendo assim, fazer a consulta é essencial para que você saiba exatamente quando irá acessar o benefício.

Caso você queira chegar até a informação de maneira prática, utilize-se do link oficial do programa: https://smeprefeituraspgov-my.sharepoint.com/.

Neste site você será redirecionado para uma planilha atualizada com as datas de todas as entregas de acordo com o perfil da família ou criança cadastrada. A informação é dada de forma interativa, então refaça a consulta sempre que julgar necessário.

Outro ponto a ser considerado é que tal data remete-se apenas a uma conjectura de quando a entrega será feita. Isto quer dizer mudanças podem ocorrer, inclusive atrasos. Tenha cautela!

Cadastro Leve Leite 2022

Para se cadastrar no Programa Leve Leite, você deverá fazer uma inscrição prévia através do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência.

Em exemplificação, o município de São Paulo possui um site que garante um cadastro rápido para todos os habitantes. Veja como funciona e não perca mais tempo:

  1. Vá até o site da Prefeitura Municipal da Cidade de São Paulo clicando aqui: www.portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/;
  2. Selecione “Programas” e busque na lupa de pesquisa por “Leve Leite”;
  3. Escolha o ano “2022” e opte por “Cadastro Leve Leite”;
  4. Você encontrará um formulário que precisa ser preenchido corretamente;
  5. Siga até “Enviar” após conferir se os dados inseridos estão corretos;
  6. E pronto, seu cadastro no Programa Leve Leite 2022 estará devidamente completado!

Em algumas localidades onde o CRAS não se faz presente, os requerentes poderão completar um cadastro no portal “Meu CadÚnico” e emitir uma certidão antes de dirigir-se até a prefeitura da cidade para requerer o benefício.

Basta clicar neste link (https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/) ou procurar pelo aplicativo de mesmo nome na Apple Store ou Google Play Store.

Leve Leite Telefone

Se ainda restarem dúvidas em relação a este programa paulista, você poderá optar por uma simples ligação para a central de atendimento telefônico pelo número 156.

A ligação é 100% gratuita e pode ser completada através de qualquer localidade desde que atenda aos requisitos dos horário de atendimento: segunda até sexta-feira, das 07:00 h às 22:00 h.

Quem preferir também pode acessar as mesmas informações pelo portal no site, basta copiar e colar este link em seu navegador favorito: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/codae/programa-leve-leite/.

Independentemente de qual seja a forma de consulta escolhida, você terá acesso a informações como:

  • Cadastro;
  • Consulta de entrega do leite em sua região;
  • Alteração de dados cadastrais;
  • Denúncias;
  • Reclamações;
  • Etc.
4/5 - (3 votes)
Categorias: Benefícios

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.