Em síntese, o Bolsa Verde 2022 está entre os benefícios sociais mais buscados no Brasil neste ano. Porém nem todos os brasileiros podem alcança-lo e isso precisa fica em evidência, antes de mais nada.

A contemporaneidade gera uma série de vantagens, porém ao mesmo tempo há barreiras que precisam ser superadas com auxílios sociais, sendo o Bolsa Verde 2022 aquele de maior notoriedade no campo ambiental.

Sabendo disso, preparamos um manual completo sobre o assunto para que ao final você saiba exatamente tudo acerca dos requisitos, valores, consulta, inscrição pagamentos e documentos obrigatórios do Bolsa Verde 2022!

Bolsa Verde 2022

Bolsa Verde 2022

Quem tem direito

O Bolsa Verde nada mais é do que um nome destinado ao Programa de Apoio à Conservação Ambiental. Como o nome já evidencia, trata-se de

Veja, a seguir, quem tem direito ao Bolsa Verde 2022 de acordo com as principais normas e requisitos estabelecidos pelo Governo Federal. Compare:

  • Famílias que vivem em áreas próximas a regiões de conservação ambiental;
  • Pessoas que utilizam-se, conscientemente, de recursos naturais em sua terra;
  • Quem vive em regiões de manejo em nível sustentável;
  • Aqueles que residem em locais onde há espécies nativas;
  • Entre outros.

Neste contexto, aproximadamente 100 mil pessoas já foram favorecidas com as ações do Bolsa Verde desde a sua criação no ano de 2011. Além do mais, as medidas do Governo Federal indicam para a continuidade deste auxílio social nos próximos anos.

Valor do Bolsa Verde 2022

O valor atualizado do Bolsa Verde é de R$ 300,00, sendo de direito a todas as famílias assistidas pelo benefício social neste ano, porém é preciso ficar atento, uma vez que os valores são atualizados a cada ano.

O pagamento ocorre trimestralmente e o contrato, após acordado, durará por exatos 2 anos. Após este período, deve-se realizar uma nova solicitação para adequar-se as novas regras e continuar recebendo os pagamentos por mais dois anos ou saber se o seu benefício será negado.

Lembre-se com os valores são pagos através da Caixa Econômica Federal, visto que este é o banco responsabilizado pela administração total do benefício. A propósito, para o saque ou consulta você terá que ter em mãos um cartão do Auxilio Brasil ou até mesmo o Cartão Cidadão. Leve isso em conta!

Inscrição Bolsa Verde 2022

Após compreender tudo o que foi ressaltado acima, é chegada a etapa de entender ao fundo como deve ser feita a inscrição no programa para, enfim completar a solicitação dos pagamentos.

Abaixo, você confere uma relação de passos para alcançar este objetivos, contudo é essencial que você esteja dentro dos pré requisitos do Bolsa Verde 2022. Preste atenção ao nosso guia:

  1. Acesse o site do Cadastro Único, clicando aqui: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/;
  2. Logo na página inicial, escolha por completar o formulário e depois informe ao sistema seu nome completo, nome materno, número de CPF e data de nascimento;
  3. Informe seu estado e município;
  4. Siga em “Avançar” após completar o procedimento de segurança em “Não sou um robô”;
  5. Nesta fase, basta indicar “Emitir Certidão”;
  6. Você precisar confirmar mais uma vez as informações antes de fazer o download do documento;
  7. Com a certidão digital, faça uma impressão e vá pessoalmente até um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência para fazer uma solicitação pessoalmente;
  8. Por fim, basta aguardar seus dados serem avaliados para que enfim você obtenha o acesso ao Bolsa Verde 2022.

Não deixe de conferir também:

Como consultar o saldo do Bolsa Verde 2022

Para saber de fato o seu saldo do benefício ou se o seu perfil foi aprovado após a inscrição, você terá que efetuar uma consulta. Ela é bastante simples e pode ser completada pelo aplicativo Meu CadÚnico. Veja só:

  1. Vá até a loja de aplicativos do seu dispositivo móvel (smartphone ou tablet);
  2. Procure por “Meu CadÚnico”;
  3. Faça o download e complete todas as etapas de acesso;
  4. Passe pelo procedimento de segurança do portal indicando a opção “Não sou um robô”;
  5. Neste passo, opte “Entrar”;
  6. Uma vez dentro do portal, busque por “Valores” no menu principal;
  7. Em seguida, assinale “Saldo” e depois “Ver Saldo”;
  8. Indique a data desejada e por último clique em “Consultar”;
  9. Você enfim poderá verificar o saldo do seu benefício “Bolsa Verde” como as demais informações pertinentes à sua conta;
  10. Ao final, se houverem dados a serem atualizados lembre-se que o sistema pode demorar até 45 dias para ativas as modificações. Portanto, adiante-se!

Obs.: aqueles que preferirem uma consulta mais tradicional também poderão optar pelo acesso através da central de atendimento telefônico gratuitamente pelo número 0800 707 2003. O atendimento acontece das 7:00 h às 19:00 h (segunda até sextas e das 10:00 h às 16:00 h (finais de semana e feriados nacionais).

Pagamento do bolsa verde 2022

Assim como os demais benefícios de mesma natureza, o bolsa verde é ofertado por meio da Caixa Econômica Federal, ficando disponível de três em três meses em um prazo padrão de 2 anos.

Após este período, os contribuintes devem refazer a solicitação e passarem novamente pela avaliação do Ministério da Economia, para enfim chegarem à conclusão de que seu benefício social será mantido ou cancelado. Tenha isso em vista!

Agora, você poderá cadastrar uma conta da Caixa para receber automaticamente ou ir pessoalmente até um caixa eletrônico utilizando-se dos cartões do Auxílio Brasil e/ou do cartão cidadão.

Outra possibilidade é acessar sua conta virtualmente através do internet banking. Com isso, você pode transferir o valor ou utilizá-lo como quiser assim que o mesmo cair em sua conta. Aproveite e escolha a forma mais prática!

Documentos necessários

A propósito, há alguns dados e documentos que são obrigatórios tanto para a inscrição quanto para a consulta e ainda no processo de pagamento do Bolsa Verde 2022.

Com isso, compomos uma listagem com cada um dos documentos que você deve ter em mãos. Aproveite para conferir se os mesmos estão atualizados e organize-os previamente:

  • Cartão do Bolsa Família;
  • Carteira do Idoso;
  • RG e CPF de todos os integrantes da família requerente
  • CNH Digital;
  • Cartão Cidadão;
  • Comprovante de residência;
  • Ou qualquer outro documento de identificação social (como a Carteira de Trabalho Digital).
5/5 - (1 vote)
Categorias: Benefícios

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.