A Segunda Via Cartão Cidadão é a forma mais propícia para alcançar o seu PIS neste ano de 2022, além de outros benefícios advindos do Governo Federal em harmonia com a Caixa Econômica Federal.

Com isso, é válido conhecer algumas dicas que irão lhe nortear neste momento tão importante. Além disso, o prazo de emissão pode ser extenso em alguns casos e por isso indicamos que você não perca tempo. Sendo assim, continue a leitura deste artigo!

Segunda Via Cartão Cidadão 2022

Segunda Via Cartão Cidadão 2022

Como Pedir Segunda Via do Cartão Cidadão

O cartão cidadão 2022 é, de fato, muito importante para todos os trabalhadores brasileiros, visto que o mesmo permite incontáveis acessos sem a necessidade de ir até um atendimento da Caixa, bastando portanto que você dirija-se até um caixa eletrônico e insira tal cartão para realizar a consulta.

Diante destas vantagens, o pedido do cartão deve ocorrer junto à Caixa Econômica Federal, porém geralmente a demora para a sua emissão pode atrapalhar o recebimento de algum benefício. 

Para isso, indicamos que você solicite um comprovante de solicitação que já vem com um código que pode ser colocado em prático no momento de obter valores de seus auxílios sociais e trabalhistas. Demais, não é mês?

 Todavia, isso também indica os cuidados que você deve ter durante o processo para não perder tal código. Outrossim, caso ocorra algum problemas com seu cartão físico após a obtenção, a Caixa Econômica Federal deverá ser informada logo em seguida.

Indo mais além, os trabalhadores brasileiros podem escolher entre a solicitação pelo telefone ou ainda por um acesso tradicional.

Saiba Ainda:

Como Pedir Segunda Via do Cartão Cidadão Pela Internet

Infelizmente a caixa ainda não disponibilizou um sistema online para que esse tipo de solicitação seja feito, então os brasileiros deverão contribuindo fazendo este pedido de maneira presencial. 

Parte majoritária dos brasileiros escolhem essa opção que, apresar de ser mais demorada, trata-se do caminho mais rápido até a segunda via do seu Cartão Cidadão. Veja como proceder:

  1. Vá pessoalmente até uma agência da Caixa Econômica Federal munido de todos os seus documentos pessoais que citaremos mais adiante neste artigo;
  2. Procure por um atendente e indique o que ocorreu com a sua primeira via do Cartão Cidadão;
  3. Caso o mesmo não esteja funcionando, a versão anterior deve ser apresentada; 
  4. Você vai ter que preencher um formulário completo com seus dados pessoais para depois indicar uma nova senha para o cartão;
  5. Ele não será emitido na hora, porém você já sai com um código prévio;
  6. A propósito, será neste momento que você deve escolher entre buscar o cartão assim que o mesmo estiver pronto ou registrar um endereço para recebê-lo posteriormente.

Tome Nota: Caso você precise conferir os endereços das agências da Caixa Econômica Federal, aproveite o portal interativo presente no site do próprio banco. Para isso, clique aqui: https://www.caixa.gov.br/Paginas/home-caixa.aspx. 

Como Solicitar Segunda do Cartão Cidadão Pelo Telefone

Quem não tiver tempo livre para se descolocar até uma agência da Caixa Econômica Federal pessoalmente pode escolher por solicitar a segunda via do cartão cidadão via ligação telefônica.

Para isso, utilize dos meios de contato ofertados pela própria Caixa Econômica Federal, lembrando que a ligação é 100% gratuita e o atendimento fica ativo durante 24 horas por dia e 7 dias por semana. Entenda como é simples: 

  1. Ligue para o número 0800726 0207 de qualquer localidade, desde que seja dentro do território nacional;
  2. Aguarde a mensagem grava terminar e escolha “falar com um atendente”;
  3. O portal irá encontrar um atendente disponível;
  4. Quando constatado, indique a necessidade de uma segunda via do cartão cidadão;
  5. Alguns questionamentos serão feitos e você terá que responder a todos eles para das prosseguimento ao pedido;
  6. Informe também cada um dos documentos exigidos;
  7. Ao ser identificado pelo atendente, você terá a opção de informar se CEP e endereço para receber o cartão cidadão em sua residência em até 30 dias;
  8. Quem anseia por otimizar seu tempo pode escolher por acessar o cartão cidadão em uma das agências da Caixa Econômica Federal;
  9. Se assim você desejar, informe o seu CEP para que o sistema encontre o endereço da Caixa mais próxima de sua residência;
  10. Escolha um local para retirar o cartão e em menos de duas semanas você já terá o seu cartão cidadão em mãos através da segunda via;
  11. Agora, com o cartão cidadão em mãos, será o momento de ir novamente até o banco para validar a senha, para isso escolha falar com um atendente e cadastre uma nova senha;
  12. Volte ao caixa eletrônico e faça um teste rápido para validá-la;
  13. E pronto!  

Como Recuperar a Senha do Cartão Cidadão 

É muito comum que os brasileiros percam a senha do cartão cidadão, até porque ele passa a ser mais um dentre tantos documentos que exigem esse tipo de processo de segurança.

Então sempre que ocorrer este tipo de situação você poderá seguir até uma agência da Caixa Econômica Federal e informal tal necessidade. Precisamos destacar que o mesmo não pode ser feito pela internet. Leve isso em consideração!

Outro ponto notório condiz com a necessidade de apresentar o seu cartão no dia da solicitação juntamente com documentos de identificação.

Leia Ainda:

Documentos Necessários

Independentemente se o seu objetivo é emitir a segunda via ou obter um nova senha para o seu Cartão Cidadão, há uma listagem de documentos que serão obrigatórios para o êxito desta ação.

Sendo assim, veja quais são e organize-os com antecedência para evitar que ocorra qualquer tipo de problema futuro:

  • CPF;
  • RG, CNH ou CTPS;
  • Número do PIS ou NIS;
  • Comprovante de residência recente (cópia e original).

Benefícios do Cartão Cidadão 

Conforme ressaltamos acima, é pelo cartão cidadão que os brasileiros podem acessar os seguintes benefícios:

  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • Seguro Desemprego;
  • Auxílio Emergencial;
  • PIS;
  • Bolsa Família (Auxílio Brasil);
  • Dentre outras bolsas e auxílios sociais via Caixa Econômica Federal.

Não restam dúvidas sobre o alcance deste cartão em diferentes âmbitos. Logo é de suma relevância que você complete sua emissão. Aproveite!   

Avalie este artigo!
Categorias: Benefícios

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.