A aquisição do Cartão Cidadão é um direito de uma grande parte dos cidadãos brasileiros, porém ainda há muitas pessoas que não acessaram este documento que confere um acesso à diferentes benefícios.

Em suma, o Cartão Cidadão se trata de uma ferramenta prática desenvolvida pelo Governo Federal juntamente com a Caixa Econômica Federal.

Quer descobrir uma pouco mais sobre o Cartão Cidadão, ou seja, como solicitar, quem tem direito, como consultar, como recuperar senha e como tirar a segunda via? Então saiba que você chegou ao lugar certo!

Cartão Cidadão 2022

Cartão Cidadão 2022

O que é o Cartão Cidadão

O Cartão Cidadão é um dos documentos de maior importância para quem busca acessar todos os seus direitos trabalhistas. De uma maneira geral, ele tornou-se um facilitador para o recebimento de diferentes benefícios ofertados pelo Governo Federal aos brasileiros.

Toda a administração do cartão é realizada pela Caixa Econômica Federal, logo você precisará acessar todos os campos ofertados por essa plataforma quando for necessário, seja para solicitar o primeiro documento, modificar a senha ou efetuar o pedido da segunda via.

Em vez de demorar longo períodos para acessar suas vantagens como colaborador, você conseguirá realizar qualquer processo desta natureza de maneira rápida e descomplicada.

Evite passar longos períodos em filas ou aguardar dias para ser atendido pessoalmente, já que variadas ações podem ser tomadas diretamente pelo caixa eletrônico de qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

No entanto, precisamos deixar bem claro que o Cartão Cidadão é totalmente diferente de outros documentos bancários, tais como o cartão de correntista. Isto é, ambas as ações são diferentes e função estrita do Cartão Cidadão é de gerar acesso aos benefícios do contribuinte sem enrolações ou burocracias.

Quem pode solicitar o Cartão do Cidadão?

Em síntese, o Cartão do Cidadão pode ser acessado por qualquer trabalhador que possui um direito de receber valores referentes à benefícios trabalhistas, permitindo saques e consultas.

De fato, há muitas dúvidas acerca de quais classes podem solicitar tal cartão e a verdade é que o mesmo deve ser fornecido pela Caixa a todos os trabalhadores que apresentem carteira assinada.

O Governo Federal está em constante atuação conjunta com o meio estatal e por isso o Cartão Cidadão tornou-se tão relevante, uma vez que todas as ações de recebimento do trabalhador que envolvam o órgão público são fornecidas através desta ferramenta.

O acesso ao cartão é rápido e fácil para que todos os trabalhadores possam solicitar seu perder tempo. O mesmo é associado automaticamente a uma conta da Caixa Econômica Federal onde há uma titularidade do trabalhador em questão, de uma forma que todos os saques sejam feitos conforme prevê a lei trabalhista.

Ou seja, o Cartão do Cidadão também estará disponível para todos os contribuintes que já possuam cadastro no Programa de Integração Social (PIS) ou no Número de Inscrição Social (NIS).

Atente-se pois tais dígitos são de suma importância para que você possa ter acesso à qualquer programa social do governo. Leve em conta que tal numeração é gerada logo na primeira admissão no mercado de trabalho por seu empregador.

A partir dele você acessa dados referentes à sua conta também pessoalmente em casas lotéricas ou até mesmo poderá fazer consultas rápidas pela internet.

É preciso que você mantenha seus dados sempre atualizados neste cartão junto a sua conta corrente ou poupança na Caixa, principalmente se desejar ter todos os benefícios creditados na conta automaticamente, mesmo que se esqueça de ir pessoalmente atrás dentro do prazo indicado, garantindo assim todos os seus benefícios!

Se o seu caso for de extrema urgência e você precise consultar alguma informação antes de receber o cartão físico, saiba que a Caixa disponibiliza um acesso prévio para que você consiga acessar todas as informações pelo caixa eletrônico.

Ainda neste quesito, pode-se optar por baixar o aplicativo referente ao benefício desejado e tirar todas as suas dúvidas para estar pronto para receber logo que obtiver essa ferramenta.

Sendo assim, é imprescindível que você esteja em dia com os seus deveres como trabalhador. Porém também é um direito seu poder acessar todos os benefícios de sua classe nos períodos e prazos pertinentes ao mesmo, sem restrições ou maiores dificuldades e, para isso, o Cartão do Cidadão será um de seus maiores aliados.

Benefícios do Cartão Cidadão

Resumidamente o Cartão Cidadão serve para que os trabalhadores brasileiros possam acessar programas sociais e benefícios específicos. Veja, a seguir, uma lista com as principais vantagens disponibilizadas somente a quem dispõe desta ferramenta em mãos:

  • Abono Salarial do (PIS);
  • Bolsa Família;
  • Consulta de saldo do FGTS;
  • Saque do FGTS;
  • Seguro-desemprego;
  • Auxílio Brasil;
  • Consulta de saldo e cotas de rendimento do PIS;
  • Saque do rendimento do PIS.
  • Dentre outros.

Obs.: É plausível ressaltar que cada benefício descrito acima possui um calendário específico para pagamento ou verificação das informações. Contudo, o Cartão Cidadão é a chave para que você consiga efetuar todas as ações, quando necessário.

Como Fazer Cartão Cidadão Passo a Passo

Tanto a solicitação da 1ª quanto da 2ª via do cartão somente poderá ser feita de duas maneiras: através de uma agência da Caixa Econômica Federal ou via telefone. Mas não precisa se preocupar, já que iremos descrever cada uma das formas a seguir.

O processo mais rápido é pelo telefone, então veja o passo a passo:

  1. Faça uma ligação gratuita para o número 0800 726 0207;
  2. Informe ao atendente todos os dados e documentos solicitados e faça o pedido de seu Cartão Cidadão;
  3. Serão passadas todas as instruções necessárias para que você finalize a solicitação;
  4. Após concluir o procedimento é só aguardar o recebimento da primeira via do cartão.

Lembrando que essa forma é ágil e segura, pois todas os seus dados informados serão mantidos em sigilo. Caso você prefira, também é possível agendar o recebimento em uma agência mais próxima da sua casa.

Quem prefere realizar todo o processo pessoalmente, saiba que também é possível. Basta dirigir-se até uma agência da Caixa Econômica Federal com um comprovante de residência, número de identificação de atividade profissional (NIS, NIT ou PIS/PASEP) e munido com pelo menos um dos seguintes documentos originais:

  • RG e CPF;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Carteira profissional;
  • Carteira funcional;
  • Identidade militar;
  • Carteira de identidade de estrangeiros;
  • Entre Outros.

Independentemente da forma que você utilizou para solicitar o serviço, seu cartão irá ser entregue dentro de um prazo máximo de até 15 dias.

Depois disso, você precisará apenas cadastrar sua senha do Cartão Cidadão em qualquer Agência da Caixa ou casa lotéricas, identificando-se com o mesmo documento utilizado na solicitação.

Outro aspecto que é necessário ressaltar refere-se aos trabalhadores que já possuem uma conta na Caixa Econômica Federal, pois os mesmos não precisam de fato obter o cartão para consultar o solicitar benefícios, pois todos os direitos e vantagens já são direcionados para a conta dentro do prazo estipulado. Lembre-se disso!

Consulta Saldo Cartão Cidadão

A consulta do saldo do Cartão Cidadão também é bastante simples e pode ser feita online. O trabalhador deve seguir os passos descritos abaixo:

  1. Vá até o site oficial da Caixa Econômica Federal;

    Como Fazer Cartão Cidadão

    Como Fazer Cartão Cidadão

  2. Faça uma conta com login e senha, caso ainda não possua;
  3. Acesse o seu perfil informando Cartão Cidadão;
  4. Na página seguinte clique em um ícone denominado de “Consultar saldo do cartão cidadão”.
  5. E pronto, você poderá visualizar todos os valores disponíveis em sua conta.

Se preferir, você também poderá ir até uma agência com seus documentos de identificação e o Cartão Cidadão em mãos para consultar o saldo pessoalmente há qualquer momento.

Como Recuperar Senha

Infelizmente essa ação ainda não pode ser feita de maneira online, logo você precisará ir até uma agência da Caixa, porém o processo é rápido e simples.

Leve os seguintes documentos originais para recuperar sua senha perdida e solicitar uma nova: RG, CPF, Cartão Cidadão e o termo de responsabilidade obtido no memento do cadastramento da primeira conta.

Como Recuperar Senha do Cartão Cidadão

Como Recuperar Senha do Cartão Cidadão

Esse cartão é muito importante para todos os trabalhadores brasileiros e, de fato, a senha precisa ser bem guardada para evitar fraudes ou demais problemas similares.

Sendo assim, orientamos que você evite sequências ou combinações numéricas óbvias e, em hipótese alguma, informe essa informação para outra pessoa!

Como tirar 2ª Via Cartão Cidadão

Caso seja necessário tirar a segunda via do Cartão Cidadão, você também não encontrará muitas dificuldades. Essa opção é muito válida para quem acabou de ter o cartão roubado ou perdeu este documento tão importante.

Portanto, se você passou por alguma destas ocasiões recentemente, não há porque deixar para depois e correr riscos desnecessários de ficar de fora de benefícios importantes.

Sendo assim, é possível acessar a 2ª Via do Cartão Cidadão seguindo os seguintes passos descritos abaixo:

Pelo telefone

  1. Faça uma ligação para o número 0800 726 0207 (atendimento de segunda à sexta das 10 até as 18 horas);
  2. Informe o número do PIS/PASEP, seu CPF e documento de identificação (RG);
  3. Passe todos os demais dados solicitados pelo atendente e pronto!

Pela agência da Caixa Econômica Federal

  1. Dirija-se pessoalmente até a agência da Caixa mais próxima de sua residência;
  2. Leve consigo todos os documentos de identificação e o Cartão Cidadão + um comprovante de residência;
  3. Solicite um novo cartão descrevendo o motivo e aguarde ser gerado o documento.
5/5 - (2 votes)
Categorias: Benefícios

2 comentários

Edvaldo lima dos santos · janeiro 30, 2022 às 1:43 am

Quero fazer cartão do cidadão da 2 segundo cartão cidadão não consegui fazer por telefone não

Angela · junho 26, 2022 às 10:01 pm

De uma certa forma a caixa deixa claro que está suspensa a emissão do cartão cidadão mas aqui quando pesquisamos na internet não existe uma “lei direta”é opção do trabalhador e ele se quiser pode ter sim eu vou procurar meus direitos

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.