Conhecer qual é o Número do NIS acaba sendo uma obrigação de todos os trabalhadores referentes a essa classe específica, até porque tais dígitos são necessários para qualquer interação com o Governo Federal ou movimentações trabalhistas.

Sabendo disso, preparamos um guia completo sobre o NIS de modo que qualquer pessoa possa tiras as dúvidas que surjam acerca deste assunto.

Continue sua leitura e saiba mais sobre o que é o NIS, benefícios de quem possui, como consultar sua numeração e muito mais. Não perca!

Número do NIS

Número do NIS

O que é NIS

A sigla NIS significa Número de Identificação Social referindo-se estritamente aos trabalhadores comuns como meio de identificação quanto à presença em diferentes programas sociais brasileiros.

Tal numeração é registrada pela Caixa Econômica Federal (CEF), tendo uma composição de 11 dígitos exclusivos para cada contribuinte.

Trata-se de uma forma rápida e fácil para que o empregador possa cadastrar seus colaboradores de acordo a legislação de direitos trabalhistas. Para exemplificar, citamos o abono salarial do PIS, a aposentadoria, o FGTS e o seguro-desemprego, porém essa lista é extensa.

Para que serve o NIS?

O NIS serve basicamente para que trabalhadores possam ter seus direitos assegurados ao mesmo tempo que também evidencia os deveres dos mesmos.

Ou seja, todos os profissionais que possuem registro na carteira terão, via de regra, o Número de Identificação Social de modo integrado ao PIS (Programa de Integração Social).

De modo geral, essa numeração permite que os trabalhadores consigam acessar essas vantagens que somente são disponibilizadas a quem possui um cadastramento ativo. Isto é, sacar e consultar cada um dos benefícios sociais administrados pela Caixa Econômica Federal sempre que for preciso.

Ademais, o número do NIS é necessário para recebimentos de incontáveis benefícios ou até mesmo para ser empregado como chave de identificação em políticas públicas.

Outro aspecto importante e que você precisa ficar de olho é que, mesmo que o cadastro inicial não seja efetuado por quem detém a numeração, é a obrigação de cada indivíduo garantir a atualização do registro sempre que for necessário.

Tal atualização pode ser realizada tanto pelo próprio site da Caixa Econômica Federal quanto pessoalmente na prefeitura de seu município no caso de participantes do programa Auxílio Brasil, ou seja, o antigo Bolsa Família.

Quem deve ter NIS?

Esse número de cadastro precisa ser obtido por uma série de trabalhadores dos setores privados e públicos em casos específicos.

Abaixo, detalhamos as principais áreas de atuação que o NIS engloba. Veja e defina se você pertence a alguma:

  • Trabalhadores de empresas privadas;
  • Colaboradores de cooperativas;
  • Empregador pessoa física;
  • Beneficiários de Programas Sociais cadastrados através do gestor do programa;
  • Beneficiários de Políticas Públicas com cadastro ativo pela SRTE, MS e MEC.
  • Diretores não atuantes que optaram pelo FGTS.

Ainda neste quesito, faz-se necessário ressaltar que o Número de Identificação Social possui como finalidade primordial a constatação de que o trabalhador de qualquer atuação descrita acima já recebeu, recebe ou ainda receberá alguma modalidade de vantagem social.

Benefícios do Número do NIS

Como dito anteriormente, todos os trabalhadores que possuem o NIS conseguem acessar facilmente suas vantagens sociais referentes à sua contribuição no tempo apropriado. Confira quais são esses benefícios concedidos:

  • Bolsa Verde;
  • Bolsa Família;
  • Auxílio Brasil;
  • Casa Verde e Amarela;
  • Garantia Safra;
  • Carteira do Idoso;
  • PRONATEC;
  • Projovem Trabalhador;
  • Aposentadoria por baixa renda;
  • Bolsa Estiagem;
  • Programa Cisterna;
  • Tarifa social de conta de água;
  • Isenção da taxa de inscrição em concursos públicos.
  • Carta Social;
  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);
  • E muito mais!

Como Saber o Número do NIS

Ao compreender toda a importância por traz do número do NIS, fica bem evidente que é notório conhecer essa numeração. Mas enfim, como fazer para acessar tais dígitos?

A forma mais fácil é buscando essa sequência numérica em documentos trabalhistas, sendo a Carteira de Trabalho o maior exemplo prático. Essa informação está destacada na mesma página em que se encontra a sua foto pela numeração PIS/PASEP.

Você também consegue acessar tal dado rapidamente pela Carteira de Trabalho Digital, um aplicativo moderno e interativo ofertado em qualquer loja de aplicativos (Google Play Store e Apple Store).

Porém essa não é a única forma de alcançar os objetivos esperados, tendo diferentes meios disponibilizados pelo Governo Federal, seja pelo aplicativo do Meu INSS, via CPF ou por telefone. Veja, a seguir, cada uma destas opções e opte por aquela que seja mais fácil ao seu perfil!

Consultar Número do NIS

Outras formas rápidas de consultar o número do NIS são através do cartão do Bolsa Família, extrato do FGTS e Cartão Cidadão. Entenda como:

Cartão do Bolsa Família

Apesar deste programa ter sido substituído neste ano pelo Auxílio Brasil, você continuará tendo acesso aos dados do mesmo. Pegue o seu cartão físico do Bolsa Família e verifique os 11 primeiros dígitos descritos logo abaixo do seu nome que são referentes ao seu número do NIS.

Cartão do Bolsa Família

Cartão do Bolsa Família

Extrato do FGTS

A partir do extrato do FGTS você identifica o número do NIS junto ao saldo e as movimentações de sua conta.

Caso você não consiga ir até o banco para acessar a versão física, entenda que tanto no site da Caixa Econômica Federal quanto pelo aplicativo você também conseguirá encontrar tal informação. Basta informar o CPF e sua senha que, em ambos os casos, você acessará a informação desejada.

Extrato do FGTS

Extrato do FGTS

Cartão Cidadão

No Cartão Cidadão o processo é muito semelhante ao cartão do Bolsa Família e na Carteira de trabalha. Você precisará apenas identificar os dígitos referentes ao NIS/PIS e pronto!

Cartão do Cidadão

Cartão do Cidadão

Consultar Número do NIS pelo CPF

Além dos meios descritos acima, o número do NIS pode ainda ser consultado de diferentes formas. Pelo aplicativo ou site “Meu INSS” você conseguirá acessar essa informação em menos de um minuto.

Basta entrar no sistema pela plataforma escolhida inserir seu CPF, porém você precisará ter uma senha cadastrada previamente.

Posteriormente, você deve clicar no item descrito como Cadastro” e, logo em seguida, chegue a informação desejada no campo “Elos CNIS”.

Utilizando-se ainda do seu número de CPF, você conseguirá acessar o NIS pelo aplicativo “Meu CadÚnico”, disponível para smartphones com sistema operacional Android e iOS.

Como Cadastrar o NIS

De fato, é importante ressaltar que identificação do número do NIS é gerada através do primeiro registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do profissional em questão ou por meio do cadastro dos cidadãos nos bancos de dados do Sistema Nacional de Informações Sociais de forma automática.

Portanto, você não precisará efetuar tal cadastro já que o mesmo é realizado por um agente ou representante do Ministério do Trabalho ou Gestor do Programa Social, Secretaria Regional do Trabalho e Emprego – SRTE.

Em outros casos, o próprio empregador da iniciativa privada é quem realiza tal cadastramento. Sendo que todo o processo pode ser feito de maneira online a partir do Certificado Digital.

Caso você seja um empregador e precise realizar o cadastro de seus colaboradores, saiba que o processo é bastante fácil. Basta acessar a plataforma Conectividade Social pelo site oficial e clicar no serviço designado como “Cadastro NIS” na página principal.

Consulta NIS pelo Telefone

Caso nenhuma das formas citadas anteriormente sirvam para lhe fornecer os dígitos em questão, saiba que o número do NIS também pode ser consultado pelo telefone.

Basta fazer uma ligação gratuita para o número 0800 707 2003. Deve-se efetuar esse contato através de um telefone fixo de segunda a sexta-feira das 7h às 19h ou finais de semana e feriados das 10h às 16h.

Diferença entre NIS e NIT

É muito comum que as pessoas confundam o número do NIS com o NIT, contudo isso deve ser compreendido para evitar erros desnecessários.

Afinal de contas existe uma diferença básica entre as duas siglas. Isto é, enquanto o NIS refere-se à identificação dos cidadãos beneficiados por programas sociais brasileiros de qualquer natureza, o NIT consiste em identificar os cidadãos que trabalham de forma autônoma.

No segundo caso, quando este trabalhador torna-se um colaborar de carteira assinada, a numeração do PIS tornará também o código do NIT.

Sendo assim, fica claro que tais siglas referem-se aos mesmos números, porém a diferenciação equivale ao tipo de atividade profissional é exercida.

Assim como o NIS, a numeração do NIT também precisa ser atualizada, preferencialmente à cada 2 anos, de modo que as informações não sejam contrastantes com a atual situação do cidadão.

Aliás, é preciso que o usuário faça tal atualização para evitar erros no momento de acessar seus benefícios, uma vez que geralmente os prazos são curtos e é crucial ter todas as informações em dia.

Ainda sobre tais diferenças, o detentor do número do NIT será evidenciado como um trabalhador que nunca atuou como um colaborador de carteira assinada. Desta forma, esses profissionais são considerados como contribuintes individuais, já que apenas recolhem no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Nada impede que uma empresa privada contrate um trabalhador que possui essa numeração como NIT, porém o empregador terá o dever de realizar o cadastro do novo colaborador no PIS para que o mesmo possa recolher o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) juntamente com os outros deveres e, consequentemente, também possa acessar todos os seus direitos nesta modalidade.

5/5 - (1 vote)
Categorias: Documentos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.