A Farmácia Popular mudou completamente a forma como que os brasileiros de baixa renda acessam seus medicamentos, desde aqueles usuais até mesmo os remédios mais caros.

Assim, todo e qualquer indivíduo que se encontra em dificuldade para arcar com um tratamento, independentemente do nível de severidade, pode recorrer ao Programa Farmácia Popular.

Embora pareça pouco complexo, existem regras que precisam ser cumpridas pelo requerente, sobretudo quanto ao cadastro prévio no Sistema Único de Saúde (SUS). Continue lendo este texto e fique por dentro de tudo sobre a Farmácia Popular!

Farmácia Popular 2022

Farmácia Popular 2022

Farmácia Popular

O programa Farmácia popular desenvolveu-se em meio a um problemática bastante comum entre os brasileiros que a baixa renda. Tal aspecto costuma dificultar o acesso a um tratamento adequado por conta dos remédios serem muito caros, em sua maioria.

O intuito do Governo Federal com tal ação é promover melhorias às famílias mais carentes quanto aos seus tratamentos, em especial as beneficiadas pelo auxílio Brasil que elas não fiquem sem o remédio em questão.

A cada ano o programa mostra-se mais abrangente por englobar novos medicamentos, independentemente da idade do solicitante. Todavia, estudos recentes mostram que a faixa etária entre os 60 e os 75 anos (ou seja os aposentados por idade) são os mais beneficiados com os medicamentos desta natureza pela necessidade de tratamentos frequentes.

Outro ponto a ser considerado aqui, é que a Farmácia Popular é responsável por gerar descontos atrativos que podem chegar a até 90% do preço original aos remédios que o SUS não fornece com 100% de gratuidade nos postos municipais de saúde.

Benefícios sociais que podem ser de seu interesse:

Aqui Tem Farmácia Popular

Sempre que um brasileiro estiver com algum problema de saúde que não pode pagar pelos medicamento, o correto a ser feito é buscar pelo sistema Aqui Tem Farmácia Popular, neste link: https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/farmacia-popular.

O primeiro ponto a ser considerado é que os indivíduos que desejam obter tais benefícios precisam contar com um cadastro primário no SUS, sendo assim o cartão SUS é obrigatório.

As drogarias cadastradas neste programa já alcançam mais de 31 mil unidades espalhadas por todos os municípios brasileiros, porém cabe ao requerente conferir as unidades sempre que precisar.

O Ministério da Saúde atua juntamente com as secretarias dos estados brasileiros para fornecer verba e os medicamentos pertinentes, porém é comum haver faltas e por isso é tão importante ficar atento às notificações do sistema virtual.

O custo do mesmo também pode variar anualmente, porém o percentual de desconto tende a manter-se o mesmo por, no mínimo, 12 meses até sofrer um reajuste de acordo com a inflação nacional.

Ademais, a lista de medicamentos ofertados é extensa e promete alcançar os principais problemas de saúde da população brasileira, sobretudo aquelas doenças mais comuns. Não confunda com o auxílio doença, esse mesmo é outra coisa.

Por outro lado, cada vez mais o Governo Federal tem tido enfoque em promover um acesso a remédios de doenças severas, uma vez que tais medicamentos são aqueles que dispõem de um custo exacerbado, em sua maioria.

Para obter o medicamento desejado com o referido desconto, basta deslocar-se pessoalmente até a unidade da farmácia onde o remédio em questão está disponível munido de seu cartão do SUS, CPF e RG e informar que você veio pelo sistema Aqui Tem Farmácia Popular.

Também será obrigatório apresentar uma receita dos medicamentos requeridos e que esteja dentro da validade pertinente. Não se esqueça destes detalhes e garanta seus medicamentos por um preço justo e acessível!

Leia Também:

Farmácia Popular Lista de Medicamentos

Desde a formação do Programa Farmácia Popular, milhares de brasileiros são beneficiados todos os dias. Por conta disso, é imprescindível conhecer a lista das 26 modalidades de remédios ofertados por meio da RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais).

Cada um deste remédios apresentam um acesso gratuito ou até com 90% de desconto, lembrando que essa adequação leva em conta as normas do programa.

Outro ponto a ser considerado, neste sentido, condiz com o fato de que a disponibilidade pode depender quanto aos estados, regiões e municípios, porém as principais doenças que o programa dispõe-se a combater são: mal de Parkinson, glaucoma, colesterol, pressão alta, rinite, osteoporose, etc.

Sempre que um documento necessário para o seu procedimento estiver em falta, busque por mais informações perante a rede do DigiSUS e verifique quais estabelecimentos mais próximos de sua residência que apresentam o mesmo.

Acompanhe a lista completa e tire todas as suas dúvidas sobre os medicamentos que a Farmácia Popular oferta aos brasileiros:

>> Lista completa clicando aqui <<

Endereço Farmácia Popular

Confira os endereço em algumas das principais capitais brasileiras:

Curitiba

O estado do Paraná está entre uma das regiões mais abrangentes da Farmácia Popular, embora este programa social do Governo Federal abranja todos os estados brasileiros.

Acima de qualquer coisa, é importante frisar que os munícipes de Curitiba podem recorrer presencialmente ao endereço Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº 250, Centro, Curitiba-PR, 80010-110, Brasil sempre que precisarem consultar algum dado sobre esse benefício.

Para mais informações utilize-se do site https://www.saude.pr.gov.br/Endereco/Farmacia-do-Parana-Curitiba. Quer preferir um acesso pelo telefone pode recorrer aos números: (41) 3235 6700, (41) 3235 6701 ou (41) 3235 6759.

São Paulo

Em todo o estado de São Paulo é possível obter as melhores condições de acesso aos medicamentos da farmácia popular em diversos pontos relacionados à farmácias privadas.

Independentemente disso, a Central de Atendimento Telefônico do Disque Saúde está apto a receber ligações de segunda até sexta-feira durante o horário comercial via número 0800 61 1997 (ligação gratuita para todos os paulistanos).

Rio de Janeiro

Já no estado do Rio de Janeiro, qualquer indivíduo pode alcançar os medicamentos para incontáveis doenças, distúrbios ou outras condições de maneira atrativa.

Para tanto, você dependerá de uma consulta prévia via telefone ou pelo endereço do atendimento presencial. Confira e compare as opções:

  • Endereço: Largo do Machado nº 29 Loja C – Catete, Rio De Janeiro/RJ;
  • CEP: 22220-020;
  • Telefone Farmácia Popular RJ: (21) 2472 2828 (custo de uma ligação local).

Farmácia Popular Telefone

Quem ainda tiver dúvidas após esse artigo pode saná-las por meio dos contatos pertinentes ao programa Farmácia Popular. Sendo assim, entre em contato para mais informações pelos sites, pelo aplicativo ou via telefone:

5/5 - (1 vote)
Categorias: Benefícios

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.