O Sistema Único de Saúde (SUS) fornece o direito à saúde gratuita para todos os cidadãos brasileiros, sendo referência para outros países da América do Sul devido ao elevado número de pessoas atendidas diariamente.

O cartão do SUS é uma identificação obrigatória para que cada indivíduo consiga ser atendido quando precisar, então tê-lo é fundamental!

Partindo deste ponto, elaboramos um guia completo sobre o Cartão SUS para que você possa tirar todas as suas dúvidas. Entenda tudo:

Cartão SUS

Cartão SUS

O que é o Cartão SUS e para que Serve

O cartão SUS, também chamado de carteirinha do SUS, trata-se de um documento de identificação para que cada brasileiro possa ser atendido em hospitais e clínicas sem custo algum, contanto que estes locais sejam próprios ou assistidos pelo Sistema Único de Saúde.

A carteirinha já é relativamente antiga, porém os novos documentos expedidos pelos postos de atendimento são impressos em papel convencional, cabendo ao beneficiário plastificá-lo para aumentar seu tempo de vida útil.

Mesmo assim, o Ministério da Saúde indica que sua validade é de apenas 3 anos, sendo necessária uma nova solicitação após este prazo. Isso também serve para que o Governo Federal tenha um maior controle sobre o número de pessoas que estão usufruindo deste programa social.

Além do mais, a renovação faz com que os dados estejam sempre atualizados, principalmente quanto ao endereço dos beneficiários e seus dados de contato.

O que ainda é uma novidade para muitos brasileiros é que já existe um aplicativo para aparelhos móveis chamado de Cartão SUS Digital que também pode ser encontrado através do portal ConecteSUS.

Tal novidade permite que qualquer pessoa possa agendar previamente uma série de consultas e exames de onde quer que você esteja, facilitando o atendimento, sobretudo em unidades que apresentam um enorme fluxo diário de pessoas.

Contudo o sistema ainda é pouco utilizado, porém ainda é importante destacar que a maioria das unidades somente aceitam o agendamento no local. Então verifique previamente qual a disponibilidade do local onde você pode ser atendido.

O cartão do SUS serve basicamente para garantir toda a assistência disponível ao beneficiário, desde simples consultas com médicos gerais até tratamentos complexos e avaliações específicas.

Outro ponto que merece ser citados é que você também poderá ser atendido em pronto socorros de qualquer cidade do país em casos de emergência, porém a carteirinha não terá validade fora do território nacional.

Como se não bastasse isso, os postos de atendimento presentes em todas as cidades brasileiras garantem uma série de medicamentos gratuitos a quem precisar, contanto que os mesmos tenham sidos prescritos por um médico do SUS. Não esqueça de conferir também como funciona o Aviso Prévio do trabalhador.

Para isso, basta ir até o local indicado pelo seu cartão do SUS e apresentar a sua receita médica. Entenda, no entanto, que pode haver a falta de medicamentos devido à procura, porém é uma assistência bem vinda para quem não possui condições de arcar com os custos mensais de seus tratamentos médicos.

Serviços e Utilidades do Cartão SUS

Em síntese, o cartão do SUS oferece uma série de utilidades aos cidadãos brasileiros divididas em três campos de atuação, onde o meio de agrupamento refere-se ao nível do atendimento, que pode ser: baixa complexidade, média complexidade ou alta complexidade. Compreenda mais ao fundo cada um deles:

Serviços de baixa complexidade

Nível básico e mais abrangente das cínicas médicas gratuitas brasileiras, tendo enfoque em ginecologia, pediatria, odontologia, exames laboratoriais, etc. Para além destas especialidades, os serviços de baixa complexidade também englobam as demais ações referentes às patologias e lesões, desde o diagnóstico até o tratamento.

Serviços de média complexidade

Aqui, relacionam-se exames mais específicos de demais modalidades de atendimento, ou seja, ultrassom, raio x, fisioterapia e algumas cirurgias do tipo ambulatorial.

Serviços de alta complexidade

Poucas pessoas sabem, porém, o cartão do SUS também dá direitos aos usuários a realizar procedimentos complexos e, em muitas vezes, até de alto risco. São exemplos: transplantes, cirurgias em geral, tratamentos para câncer (quimioterapia), entre outros.

Como dissemos acima, a principal finalidade do cartão do SUS é garantir o acesso gratuito à saúde para qualquer cidadão brasileiro, dos quais os procedimentos mais utilizados são:

  • Consultas médicas em geral;
  • Tratamentos em geral;
  • Curativos;
  • Encaminhamentos;
  • Exames de sangue;
  • Exames de urina e fezes;
  • Vacinas;
  • Transplantes e até mesmo cirurgias.

Como Fazer o Cartão SUS

Apesar de ser rapidamente disponibilizado em qualquer unidade de atendimento do SUS, ainda há muitos brasileiros que não dispõem do CNS e se você é um deles, saiba que ainda dá tempo!

Siga os passos descritos abaixo e tire o quanto antes o seu cartão do SUS para ter em sua carteira e evitar qualquer imprevisto num momento de necessidade. Acompanhe:

  1. Vá pessoalmente até a unidade de saúde estadual, municipal ou federal mais próxima de sua casa que seja associada ao SUS;
  2. Informe à atendente sua necessidade de obter seu cartão do SUS;
  3. Diga todos os dados pessoais solicitados e preenche o formulário com seu nome completo e assinatura;
  4. Entregue todos os documentos pessoais obrigatórios e suas respectivas cópias que serão anexadas ao formulário;
  5. Aguarde a impressão de sua carteirinha que será feita no mesmo local;
  6. Geralmente ela fica pronta no mesmo dia, porém alguns locais podem solicitar uma espera de até 24 horas para realizar a entrega;
  7. Caso você precise aguardar, será entregue um comprovante que também poderá ser utilizado para o atendimento neste mesmo dia.

Observação: é necessário frisar que cidadãos que mudarem de endereço ou cidade precisarão realizar uma nova solicitação, já que seu cartão anterior não será válido para grande parte dos serviços prestados em outra unidade que não seja a referente ao seu endereço. Não se esqueça e evite dores de cabeça desnecessárias!

Documentos Necessários para Tirar o CNS

Outro ponto a ser considerado é que você precisará ir até a unidade de atendimento do SUS que tenha cobertura sobre a sua região de moradia, principalmente nas grandes metrópoles.

Em casos extraordinários, existem cidades do interior do país que atendem o município todo, porém as regras podem mudar de acordo com a localidade. Por isso, indicamos que você se oriente previamente e saiba exatamente onde deve ir.

Independentemente do local, garanta todos os documentos obrigatórios para emitir o seu cartão do SUS. São eles:

  • CPF;
  • Documento de identificação original e atualizado com foto (RG ou CNH);
  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento (original);
  • Comprovante de endereço atualizado (cópia e original).

Como Realizar o Pré-Cadastro no Cartão do SUS

Como grande parte das unidades de saúde encontram-se lotadas, é importante que você se esforce para facilitar o procedimento no momento de solicitar seu cartão do SUS.

Pensando nisso, o Governo Federal juntamente com o Ministério da Saúde disponibilizaram recentemente um sistema para facilitar o processo que será feito pessoalmente por meio de um pré-cadastro disponível no portal ConecteSUS.

O cidadão que deseja acessar a carteirinha deverá seguir o procedimento demonstrado abaixo:

  • Acesse o site do ConecteSUS pelo link: https://conectesus-paciente.saude.gov.br/;
  • A primeira página já irá contar com um formulário que deve ser preenchido como todos os seus dados e documentos pessoais, bem como: CPF, nome completo, nome materno, data de nascimento, etc.;
  • Verifique se todas as informações descritas estão corretas;
  • Faça o processo de segurança do site clicando no ícone “Não sou um robô” e posteriormente aceite os termos de Uso e Política de Privacidade;
  • Por fim, caso tudo esteja nos conformes, clique em “Continuar”.

Nota: é importante que você guarde o código de inscrição e apresente ao sistema um e-mail que seja válido, pois será por meio dele que você receberá a confirmação do pré-cadastro. No demais, o próprio sistema irá reconhecer seu cadastro e você somente precisará se deslocar até a unidade do SUS pessoalmente com seus documentos para finalizar o cadastro. E aproveite para conferir como utilizar o SAA MTE GOV BR para agendar benefícios do INSS.

Como consultar o número do cartão SUS

Muitas pessoas acabam perdendo o cartão do SUS ou a numeração e não sabem o que fazer para recuperar. Contudo, o processo é bastante fácil e você poderá executá-lo pelo portal ConecteSUS, que tomou o lugar do já extinto MeudigiSUS.

Esse portal pode ser acessado de duas formas: pelo site oficial ou através de um aplicativo de mesmo nome disponibilizado para aparelhos com sistema operacional Android e iOS. Confira, logo abaixo, como acessar o número do cartão SUS sem precisar sair de casa:

Pelo site ConecteSUS

  1. Retorne ao site do ConecteSUS através do link https://conectesus-paciente.saude.gov.br/;
  2. Clique em “Consultas”, logo na primeira página;
  3. Selecione “Cartão do SUS”;
  4. Posteriormente, você será apresentado à versão digital de sua carteirinha com a numeração para que você anote ou guarde da forma que achar melhor.

Pelo app ConecteSUS

  1. Vá até a loja de aplicativos de seu smartphone e procure pelo app ConecteSUS (disponível na Apple Store e Google Play Store);
  2. Faça o download e abra o app;
  3. Realize o login e clique em “Entrar”;
  4. Selecione o item “Consultas” no menu principal;
  5. Verifique em seu cartão do SUS virtual a numeração desejada.

Obs.: A grande vantagem do aplicativo é que você sempre poderá ter o cartão do SUS e a respectiva numeração para quando for necessário, porém no atendimento haverá a obrigatoriedade de apresentar a versão física!

5/5 - (1 vote)
Categorias: Documentos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.