O agendamento do RG precisa ser feito sempre que você tiver que renovar sua identidade pessoal pela segunda via ou ainda quando for ser emitido o primeiro documento.

Diante disso, é necessário especificar que há várias formas de agendar este serviço e trataremos de cada uma delas no decorrer deste artigo. Não deixe de conferir.

Agendamento do RG 2022

Agendamento do RG 2022

Agendamento RG

Em síntese, o Registro Geral (RG) também conhecido como Carteira de Identidade, pode ser utilizado para comprovar sua identidade em qualquer estado brasileiro e também nos países do Mercosul. Aproveite para conferir também como fazer o Agendamento INSS pelo portal do MEU INSS.

Este documento pode ser solicitado apenas por algumas pessoas específicas, tais como:

  • Cidadãos brasileiros com registro de nascimento em qualquer estado do país;
  • Indivíduos nascidos no exterior, contanto que sejam filhos de brasileiros;
  • Portugueses com Igualdade de Direitos;
  • Qualquer estrangeiro que solicitar um certificado de naturalização no Brasil.

Obs.: o RG também poderá ser utilizado como substituto do passaporte para os seguintes países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Equador, Colômbia, Venezuela, Peru e Chile.

Documentos Necessário Para o Agendamento RG

Documentos Necessário Para o Agendamento RG

Documentos Necessário Para o Agendamento RG

Tendo como base o estado de São Paulo, tenha em mãos os seguintes documentos e dados necessários para o agendamento do RG:

  • 1 foto ¾ recente e colorida;
  • Certidão de nascimento para solteiros (original e a respectiva cópia);
  • Certidão de casamento ou nascimento para casados sem alteração no nome (original e a respectiva cópia);
  • Ficha de identificação comercializada em qualquer papelaria (deve-se requerer o preenchimento no momento do atendimento no Poupatempo, sendo totalmente gratuito);
  • Comprovante do CPF pelo documento original ou declaração da Receita Federal para que tal numeração seja incluída no novo documento;
  • Informar o número do PIS/PASEP, caso queira que o mesmo conste em seu RG;
  • Jovens com menos de 16 anos deverão estar acompanhados dos pais e responsáveis legais;
  • Certificado de naturalização para estrangeiros naturalizados;
  • Certificado de igualdade de direitos para portugueses que se encontrarem nesta situação;
  • Apresentar Boletim de ocorrência (BO) quando houver roubo ou furto;

Obs.: Como pode ser visto, trata-se de diversos dados e documentos que precisam ser seguidos à risca. Deve-se ter em mente também que em cada estado brasileiro podem haver regras e demais documentos que precisam ser apresentados.

Diante disso, faz-se necessário entrar em contato com os órgãos referentes a sua localidade para tirar quaisquer dúvidas que possam surgir acerca deste aspecto. Aproveite para conferir também como consultar o FGTS pelo site da Caixa.

Conheça, logo abaixo, as principais localidades e os respectivos pontos de informação sobre o agendamento do RG:

Taxas a serem pagas:

Neste ano, as atuais taxas para o processo de emissão do documento de identidade é de:

  • R$ 43,64 no estado de São Paulo (lembrando que há pequenas variações de acordo com a localidade);
  • Gratuito para a primeira via do documento;
  • Isento de pagamento no caso de furto, contanto que haja a apresentação do Boletim de Ocorrência (primeira e segunda via);
  • Homens acima de 65 anos e mulheres com 60 anos ou mais também ficam isentos desta taxa em qualquer situação;
  • Pessoas desempregadas há mais de três meses também não precisarão pagar tal taxa.

Agendamento Identidade Pela Internet

A forma tradicional de agendar o documento de identidade é pela internet. Veja como solicitar:

Agendamento Identidade Pela Internet

Agendamento Identidade Pela Internet

  1. Acesse o sistema de agendamento do Instituto de Identificação referente ao seu estado seguindo os links descritos acima;
  2. Informe seu município;
  3. Escolha a melhor data e horário disponíveis na plataforma;
  4. Apresente no formulários online todos os dados solicitados e finalize a inscrição;
  5. Vá pessoalmente até o endereço listado na data e horário descritos para dar prosseguimento ao serviço.

Obs.: O prazo de atendimento poderá variar entre 5 até 10 dias, dependendo do posto de atendimento selecionado. Lembre-se também que idosos com mais de 60 anos, obesos, gestantes e lactantes terão prioridade no atendimento.

Agendamento RG PoupaTempo

O PoupaTempo continua sendo o melhor local para se realizar o agendamento do RG, uma vez que o processo é rápido e não exige que você se desloque para vários locais sem a certeza de que o processo será finalizado. Confira também como calcular Hora Extra para trabalhadores.

Basta que você escolha uma data e o melhor local para a realização do processo para ter em mãos a primeira ou a segunda via deste documento. Acompanhe:

  1. Acesse o site do PoupaTempo, pelo link: https://www.poupatempo.sp.gov.br/;
  2. Selecione o serviço que você deseja RG (primeira ou segunda via);
  3. Escolha o local onde deseja emitir a versão física do RG;
  4. Definia o melhor horário e data para comparecer até o endereço descrito pelo site;
  5. Vá até a unidade do PoupaTempo escolhida e finalize o pedido de emissão.

Tendo em vista que o processo de atendimento em qualquer polo do PoupaTempo é pré-agendado, você precisará considerar uma data coerente para que possa comparecer sem faltar.

Caso seja impossível ir até o local na data marcada, siga o mesmo procedimento para remarcar um dia que seja compatível com sua rotina.

Há ainda diversos totens de autoatendimento do PoupaTempo presente em várias cidades, e os mesmos podem ser acessados para um agendamento rápido. Eles também podem ser encontrados em shoppings e hipermercados.

Para mais informações ou tirar dúvidas acercar deste procedimento, utilize um dos meios de contatos descritos logo abaixo:

  • Disque PoupaTempo via telefone fixo: 0800 772 36 33 (ligação gratuita);
  • Disque PoupaTempo via telefone móvel: 11 2930 3650 (custo de uma ligação referente a sua operadora).

A presença do requerente na emissão da primeira via do RG é de suma relevância já que se trata do primeiro momento onde serão recolhidas a assinatura, a foto e as demais informações necessárias.

O Instituto de Identificação da Policia Civil de cada estado sempre estará presente em todos os postos do PoupaTempo, já que se trata do responsável pela emissão do documento. Sendo assim, não há com o que se preocupar.

Caso o seu município ou região não disponha de uma unidade do PoupaTempo com fácil acesso, o correto a ser feito é deslocar-se até Delegacia de Polícia Civil da cidade mais próxima de sua localidade para oficializar o pedido do documento.

Infelizmente este processo será um pouco mais demorado, sobretudo na primeira via. Enquanto nos polos do PoupaTempo você consegue realizar todo o processo e sair com o RG em mãos em menos de 10 dias (dependendo da unidade), através das Delegacias Municipais, esse cronograma pode perdurar de 30 até 45 dias.

Em ambos os casos a pandemia fez com que os prazos ficassem ainda mais imprevisíveis, por isso indicamos que você faça todas as solicitações com o máximo de antecedência em relação ao uso secundário que você deseja ter de seu RG, tanto da primeira quanto da segunda via.

Carteira de Identidade Virtual

A modernidade fez com que muita coisa mudasse e uma das maiores alterações dentro deste segmento é a Carteira de Identidade Virtual, pois ela permite que qualquer usuário possa utilizar o documento de maneira ágil e segura independentemente da ocasião.

Ele é ofertado de acordo com cada estado ou região. Em São Paulo (capital e interior), o app é denominado de RG Digital S. ele pode ser baixado para seu tablet ou smartphone com sistema operacional Android ou iOS. Não deixe de conferir também como realizar o cálculo do salário liquido do trabalhador.

Lembrando que tal aplicativo deve ser encontrado nas lojas de aplicativos Google Play Store e Apple Store. Considere que o download é totalmente grátis.

Este benefício exclusivo pode ser acessado por qualquer pessoa que possua mais de 16 anos, tendo em vista que o documento já apresenta um QR Code devidamente cadastrado no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica da Polícia Civil (Abis).

Em conclusão, precisamos destacar que não há legislação que defina um prazo máximo de validade para o RG. Todavia, diversas instituições podem exigir o documento atualizado e isso precisa ser acatado. Portanto, é uma obrigação do cidadão manter seu documento de identificação sempre em dia com todas as informações pertinentes e, é claro, em bom estado de conservação.

5/5 - (2 votes)
Categorias: Documentos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.