Atualmente o Agendamento INSS pode ser efetuado de diferentes maneiras, visando principalmente a praticidade e a segurança do cidadão, de modo que o mesmo possa acessar todos os serviços que o Instituto Nacional do Seguro Social disponibiliza, sempre que for preciso.

Já existem algumas questões que podem ser resolvidas de maneira remota, porém a grande maioria continua sendo executada presencialmente e, antes de se deslocar até uma agência do INSS mais próxima de sua residência, você precisará fazer o agendamento. Veja como prosseguir!

Agendamento INSS 2022

Agendamento INSS 2022

Como agendar INSS pela Internet

É fato que fazer um agendamento no INSS torna-se obrigatório para todas as pessoas que precisam de algum serviço relacionado à previdência social. E se você for segurado do INSS pelo regime da CLT, é fundamental que entenda como consultar o FGTS e também que aprenda a realizar o cálculo de férias proporcionais.

Logo, esse processo ocorre como um requerimento que dá a hora e o dia exatos que você deverá comparecer a um posto de atendimento previdenciário para a realização do serviço solicitado previamente.

Tendo isso como base, elaboramos um guia completo sobre essa ação tão importante e que muitas pessoas ainda não sabem como fazer.

Primordialmente, deve-se ter em vista que o agendamento do INSS pela internet é a forma mais utilizada até hoje por ser a mais conhecida. Veja os passos a seguir e entenda tudo o que você precisa saber sobre o procedimento:

  1. Acesse o site https://meu.inss.gov.br/index.html#/login
  2. Faça um cadastro prévio utilizando seu CPF, nome, data de nascimento e demais dados pessoais exigidos no formulário de cadastro online;
  3. Finalize esse ponto selecionando uma senha fácil de ser lembrada e segura;
  4. Utilize o usuário e senha criados anteriormente para fazer o primeiro acesso na plataforma;
  5. Caso já tenha um cadastro ativo com seu CPF deve-se utilizá-lo para o acesso e se tiver perdido a senha, basta fazer a recuperação através de uma e-mail ou número de telefone móvel;
  6. Ao adentrar no portal, selecione o serviço desejado na aba lateral esquerda e, sequencialmente, clique em “Agendar”;
  7. Feito isso, você precisará preencher o formulário referente ao serviço solicitado com todos os dados, informações e documentos do requerente;
  8. Escolha um agência do INSS, data e horário disponíveis e que você possa comparecer;
  9. Salve o número do protocolo de segurança;
  10. Por conseguinte, comparece ao local na data determinada munido de toda a documentação relacionado ao serviço em questão.

Obs.: Para acompanhar o andamento do processo ou tirar dúvidas, você poderá utilizar o próprio portal do site, telefone de atendimento ou o aplicativo “Meu INSS”.

Aplicativo Meu INSS

Além do processo convencional, saiba que também é possível realizar o agendamento através do aplicativo “Meu INSS” via tablets ou smartphones com sistema operacional iOS ou Android. Basta seguir o passo a passo descrito logo abaixo:

  1. Acesse a loja de aplicativos do seu smartphone (Google Play Store ou Apple Store);
  2. Faça o download do Meu INSS e, caso seja seu primeiro acesso, haverá a obrigatoriedade de acessar a central de serviços da previdência através do site meu.inss.gov.br para realizar um cadastro prévio.
  3. Utilize seu CPF, um e-mail ativo e os demais dados solicitados pela plataforma e confirme a conta;
  4. Retorne ao aplicativo Meu INSS e utilize o login clicado no portal para acessá-lo;
  5. Posteriormente, entre na aba principal e clique em “Agendamento/requerimentos”;
  6. Escolha o serviço desejado e preencha todos os dados especificados pela plataforma em relação ao mesmo;
  7. Selecione a agência mais próxima à sua residência;
  8. Na sequência, escolha o melhor horário e a data para ser atendido;
  9. Finalize salvando o número do protocolo;
  10. Compareça no dia e hora marcada ao posto de atendimento escolhido.

Obs.: Lembre-se de guardar bem o número do protocolo, pois ele será bastante útil em caso de consultas ou atualizações referentes ao serviço solicitado.

Como agendar no Telefone

Como se não bastasse todas as outras possibilidades descritas acima, a atua estrutura do INSS também está preparada para receber ligações telefônicas para alguns tipos de agendamento e consultas.

Telefone INSS 2022

Telefone INSS 2022

Esse meio de contato é o mais indicado para quem precisa tirar dúvidas ou obter informações importantes sobre o serviço solicitado. Tenha isso em mente!

Além do mais, a plataforma pode ser acessada através de ligações de um telefone fixo ou móvel, independentemente da operadora.

Ligação pelo telefone fixo

Faça uma ligação gratuita para o número 135 e siga todos os passos até obter as informações desejadas ou espere ser respondido por um atendente.

Ligação via celular

No caso da ligação via smartphone, você precisará seguir os mesmos passos descritos acima, porém o custo da mesma será equivalente a uma ligação local.

O Call Center do INSS tem sido muito buscado por cidadãos brasileiros durante a atual pandemia, porém é necessário conhecer os horários e os dias que esse serviço específico pode ser acessado. Veja só:

  • Atendimento ativo de segunda a sábado das 07:00 h até 22:00 h. O tempo de espera é de até 5 minutos.

Obs.: É plausível citar que pessoas que estejam fora do Brasil também conseguirão realizar tal ligação, porém deve-se levar em conta o custo referente ao país de origem e as demais tarifas locais.

Atendimento Presencial

O atendimento presencial deve seguir todas as especificações feitas no momento do agendamento, ou seja, data e hora marcada. Além de que você somente será atendido no agência escolhida no momento do agendamento.

Posto isso, em alguns casos há a possibilidade de requisitar o atendimento presencialmente, como é o caso de deficientes visuais ou auditivos e idosos com mais de 80 anos.

Cidadãos brasileiros que também não possuem nenhum tipo de acesso ao telefone ou internet para realizar o agendamento remotamente também terão a oportunidade de acessar esse procedimento presencialmente, contanto que o mesmo também se enquadre na Portaria 908 do Diário Oficial da União.

Todavia, na grande maioria dos casos o atendimento presencial em uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social irá exigir um agendamento prévio, independentemente da situação do indivíduo, são exemplos a perícia média e a prova de vida.

A presença do requerente no dia escolhido na agencia em questão, nestes casos, também será obrigatória uma vez que todos os documentos complementares solicitados e suas respectivas cópias precisarão ser entregues pessoalmente. Atente-se!

Consultar Agendamento do INSS

De uma maneira simples você pode consultar o agendamento do INSS de onde você estiver, basta utilizar um computador ou smartphone com acesso à internet.

Essa possibilidade torna-se útil sempre que você queira rever a data e o local escolhido para o atendimento ou até mesmo conferir se o pedido continua ativo.

Consultar Agendamento INSS 2022

Consultar Agendamento INSS 2022

Dito isso, apresentamos a seguir todos os passos que você deve fazer para obter essa informação. Acompanhe:

  1. Acesse: http://agendamento.inss.gov.br/;
  2. Ao adentar no portal, você deverá selecionar o serviço desejado pelo nome, sigla ou dígito disponibilizado no menu principal;
  3. Clique em “Avançar” para ser redirecionado para uma página onde terá todas as informações referentes ao serviço agendado;
  4. Insira seu número de CPF, nome completo e data de nascimento;
  5. Também haverá a possibilidade de acrescer um novo telefone ou e-mail para contato, caso você queira atualizar os dados apresentados anteriormente;
  6. Verifique todas as informações e imprima o comprovante da consulta, se desejar.

Obs.: Vale ressaltar a importância dos dados e dos meios de contatos estarem sempre atualizados, pois será através deles que você será informado caso haja algum imprevisto com o seu agendamento. Lembre-se disso!

Se você perder o dia do atendimento ou não possa comparecer, uma nova data poderá ser remarcada seguindo os mesmos passos listados acima.

Documentos Necessários:

Por mais que as informações e os dados solicitados sejam diferentes cada caso, há alguns documentos comuns em todos os requerimentos e isso precisa ser considerado para evitar que você não seja atendido ao esquecer um deles. Confira quais são:

  • Documentos de identificação pessoal originais do requerente com foto (RG, CNH ou CTPS);
  • Documentos ou licenças médicas originais (exames, laudos, receitas e outros);
  • Termo de representação legal ou procuração, quando houver necessidade (termo de guarda, tutela e curatela);
  • Se no caso do requerente for obrigatório a presenta de um procurador ou representante, deve-se apresentar os respectivos documentos de identificação: RG, CNH ou CTPS + o CPF (ambos originais e a cópia).

Serviços Disponibilizados:

Através destes canais ofertados pelo Instituto Nacional do Seguro Social você consegue chegar até os mais diferentes tipos de serviços que podem ser úteis em algum momento da vida do cidadão do brasileiro.

Dito isso, precisamos especificar quais são alguns dos principais serviços que podem ser acessados com o Agendamento INSS:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Certidão por tempo de contribuição;
  • Aposentadoria por idade;
  • Desistência da aposentadoria;
  • Auxílio reclusão;
  • Consulta do extrato previdenciário (Cnis);
  • Atestado para auxílio reclusão;
  • Salário maternidade;
  • Seguro desemprego do pescador artesanal (Seguro Defeso);
  • Assistência ao idoso;
  • Atualização de dados do Imposto de Renda;
  • Carta de concessão;
  • Atualização de dados cadastrais;
  • Devolução de documentos;
  • Cadastramento de procuração;
  • Renovação procuração;
  • Cópia de processos;
  • Transferência de benefícios para outras agências;
  • Solicitar novos pagamentos de benefícios ainda não recebidos;
  • Demais revisões.

Obs.: Caso você precise de outras informações ou consultas, acesse o site ou aplicativo Meu INSS e fique por dentro de tudo o que você procura!

5/5 - (2 votes)
Categorias: INSS

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.