Todo trabalhador com carteira de trabalho assinada precisa saber consultar seu FGTS para ter em vista o saldo disponível em determinado momento e qual o valor que será disponibilizado em um possível desligamento com a empresa.

Como se não bastasse isso, a consulta do FGTS também deve ocorrer com o intuito de garantir que o empregador está fazendo os depósitos devidamente todos os meses, já que se trata de um direito do trabalhador assegurado pela legislação trabalhista brasileira. Continue sua leitura e tire todas as suas dúvidas!

Consultar FGTS 2022

Consultar FGTS 2022

Como consultar

A sigla FGTS significa Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, ou seja, é uma medida com enfoque no auxílio de colaboradores com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) demitidos sem justa causa, de modo que os mesmos possam se manter durante o período em que se reerguem no mercado de trabalho.

Há diversas formas de consultar o FGTS, e neste artigo traremos os métodos mais eficientes em passos simples para que você possa chegar até seu salda do modo que seja mais adequado ao seu perfil.

De início, precisamos definir que as formas mais eficientes são via aplicativo, mensagem de texto ou via ligação telefônica. Acompanhe cada uma das formas a seguir e escolha a que for mais prática:

Aplicativo FGTS:

Por meio do aplicativo FGTS você consegue muito mais do que consultar e saldo de sua conta, ou seja, ele permite que você faça movimentações e saques de maneira rápida o melhor: sem precisar sair do conforto de casa. Além disso, você pode utilizar o app para emitir a Certidão FGTS 2022.

Dito isso, confira como prosseguir no momento da consulta por essa ferramenta digital:

  1. Vá até a loja de aplicativos de seu smartphone e procure pelo aplicativo FGTS oficial que é disponibilizado nas lojas Google Play Store e Apple Store;
  2. Faça o download e complete a instalação;
  3. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez será necessário criar uma conta, então clique em “Cadastre-se”;
  4. Você será redirecionado para uma página com um formulário online que deverá ser preenchido com as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, número de CPF e um e-mail válido;
  5. Sequencialmente, escolha uma senha de 6 dígitos que possua apenas números, tendo o máximo de cuidado para optar por uma sequência segura.
  6. Posteriormente, clique em “Não sou um robô” para fazer o procedimento de segurança do site;
  7. Aguarde a confirmação do cadastro no endereço de e-mail fornecido anteriormente e assim que receber clique no link destacado;
  8. Retorne ao aplicativo e faça o acesso utilizando como usuário seu CPF e a senha cadastrada momentos antes;
  9. Aparecerão algumas perguntas referentes ao seu perfil profissional e você deverá responde-las corretamente para confirmar os dados;
  10. Verifique todas as condições de usuário na página inicial selecionando “Li e aceito” e clicando, na sequência, em “Concordar”;
  11. Escolha o ícone “Meu FGTS” para encontrar todos os detalhes de sua conta, tanto os detalhes ativos quanto os inativos;
  12. Por fim, clique em “Ver Extrato” da conta desejada e pronto!

Obs.: Por mais que este processo seja um dos mais complexos, ele facilita que você esteja sempre por dentro de qualquer atividade em sua conta a apenas um clique sempre que for preciso.

Mensagem de texto

Poucas pessoas sabem, mas o saldo do FGTS também poderá ser consultado via mensagem de texto de maneira ágil sem custos adicionais.

Para isso, você deverá cadastrar seu número de celular para receber mensagens atualizadas sempre que houver alguma movimentação em sua conta.

Vale ressaltar que as atualizações sempre ocorrer, pelo menos, uma vez por mês e você poderá ficar de olho nos depósitos feitos pelo empregador e no valor disponível para saque.

Deseja incluir seu número neste serviço? Então você precisará ir pessoalmente até uma agência com autoatendimento da Caixa Econômica Federal:

  1. Acesse o caixa eletrônico com seu cartão do banco e selecione o item “Outros Serviços” e depois “Mensagens via celular”;
  2. Insira plataforma seu número de celular e informe um valor base para o recebimento de SMS (transações como saques, pagamentos, agendamentos e transferências);
  3. Aguarde a mensagem de confirmação e pronto!

Ou ainda realizar o procedimento online pelo site:

  1. Acesse o site https://www.caixa.gov.br/atendimento/canais-digitais/banking-caixa/primeiro-acesso/servico-de-sms/Paginas/default.aspx ou Internet Banking;
  2. Selecione “Caixa Celular” e, sequencialmente “Mensagens no Celular”;
  3. Clique em “Adesão”;
  4. Informe o número de celular que você deseja cadastrar;
  5. Digite um valor mínimo para o recebimento das mensagens e das transações online;
  6. Aguarde a mensagem de confirmação.

Ligação telefônica

Outro processo bastante simples é pelo telefone, já que com uma simples ligação você acessa o valor atualizado de sua conta. Veja o passo a passo:

  1. Faça uma ligação gratuita para o número 111;
  2. Selecione a opção número 2;
  3. Informe todos os documentos e informações solicitadas;
  4. E pronto, você irá ouvir o valor do saldo por uma mensagem automática.

Obs.: Este é um dos procedimentos mais ágeis, porém você conseguirá apenas descobrir o saldo, ou seja, sem a possibilidade de realizar nenhuma ação secundária.

Quem tem direito ao Fundo de Garantia

Em síntese, todo e qualquer trabalhador com CLT ativa terá o acesso ao saldo do FGTS garantindo por lei. Além do fundo de garantia, a CLT garante acesso à vários outros benefícios, como hora extra e Licença paternidade.Contudo, faz-se necessário especificar todas as classes trabalhistas que poderão adequar-se ao benefício. Confira se você pertence a alguma destas categorias:

  • Colaboradores rurais e avulsos;
  • Trabalhadores temporários;
  • Empregados domésticos;
  • Colaboradores intermitentes;
  • Atletas com atuação profissional;
  • Safreiros (trabalhadores que atuam somente durante o período de colheita).

Sendo assim, tal fundo originou-se da necessidade de proteger os colaboradores demitidos sem justa causa em qualquer estado brasileiro, através de uma conta referente ao trabalhador com vínculo ativo com o contrato de trabalho do mesmo.

Com isso, o trabalhador não fica limitado a apenas uma conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, já que esse aspecto inclui tanto o emprego atual, as antigas atividades e as posteriores atuações em outros cargos ou empresas.

Porém, entenda que sua conta do FGTS ficará inativa sempre que você deixar de receber depósitos do empregador por algum motivo, sobretudo a rescisão do contrato de trabalho.

Como consultar FGTS pelo CPF

Além das formas citadas anteriormente, quem somente possui o CPF para fazer a análise poderá optar pelo acesso através da Caixa Econômica Federal.

Dentro desta modalidade, abre-se a possibilidade de efetuar a consulta e o cálculo do Saldo do Fundo de Garantia tanto pelo site do banco quanto via seu aplicativo próprio para smartphones com sistema operacional Android e iOS. Veja cada um dos métodos com o referente passo a passo e faça sua consulta:

Site da Caixa

  1. Acesse:https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/extrato-fgts/;
  2. Informe o seu CPF ou número do NIS;
  3. Clique em “Cadastrar Senha”, caso ainda não possua uma;
  4. Leia os termos do contrato e confirme;
  5. Preencha o formulário online com todos os documentos necessários e escolha uma senha de 8 dígitos que seja confiável e fácil de ser lembrada;
  6. Vá até a página de login e acesse com seu usuário e senha cadastrados previamente;
  7. Selecione o campo “Extrato FGTS” e escolha a conta pertinente para acessar o saldo e as demais informações que forem necessárias.

Aplicativo Internet Banking

  1. Acesse o aplicativo Internet banking por seu computador, notebook, tablet ou smartphone;
  2. Faça um cadastro, caso ainda não possua;
  3. Ao adentrar no portal, basta selecionar o campo “Extrato FGTS”;
  4. Escolha a conta que você quer consultar;
  5. E pronto!

Obs.: Lembre-se que será necessário ser cliente Caixa para acessar este serviço.

Certidão FGTS

A certidão do FGTS é necessária para incontáveis atividades tanto do empregador quanto do colaborador, uma vez que tal documento está diretamente relacionado com a liberação de crédito pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.

Isto posto, você também poderá utilizar-se do cartão cidadão para consultar uma série de questões importantes, como é o caso da consulta do FGTS. Mas além disto, ele permite que você acesse o rendimento do PIS, parcelas do seguro desemprego, abono salarial, etc.

Ele pode ser adquirido em agências da Caixa ou via telefone pelo número 0800 726 0207. Lembrando que a ligação é totalmente gratuita, porém o atendimento ocorre apenas de segunda a sexta das 10h às 18h.

Tendo o cartão cidadão em mãos, você precisará apenas seguir os passos descritos abaixo para consulta o salto do seu FGTS. Descubra:

  • Passo 1: acesse o site https://www.caixa.gov.br/servicos/cartao-cidadao/Paginas/default.aspx;
  • Passo 2: informe seus dados pessoais, e-mail válido e escolha uma senha, caso seja seu primeiro acesso;
  • Passo 3: clique em “Permissão para envio de e-mail” e confirme uma confirmação que será obtida através de uma mensagem automática no endereço de e-mail informado no passo anterior;
  • Passo 4: faça login no portal inserindo o número do NIS ou CPF e clique em “Aceitar”;
  • Passo 5: uma vez dentro da plataforma você deve seguir selecionando a aba “FGTS” depois clique nos campos “Saque Emergencial FGTS” e “Extrato”.
  • Passo 6: escolha a conta ativa ou inativa para verificar todas as informações desejadas e pronto!

Obs.: Por conseguinte, se você desejar averiguar outras informações, volte ao passo inicial e selecione aquele serviço que condiz com suas precisões. Ademais, que perder o cartão cidadão também poderá solicitar uma nova via dentro deste campo informando o número do PIS/PASEP e do CPF.

5/5 - (2 votes)
Categorias: Benefícios

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.