A Tabela INSS 2021 é muito importante para todos os trabalhadores brasileiros, que pretendem acessar seus direito trabalhistas básicos, garantidos pela Constituição Federal. As principais vantagens que os indivíduos podem acessar pela tabela INSS 2021 são: auxílio doença, aposentadoria, pensão por morte, salário maternidade, dentre outras.

Tendo isso em vista, leia este artigo e saiba tudo sobre o INSS, tabela, calendário anual, pagamento, extrato e como sacar. Saiba mais!

Tabela INSS 2021

Tabela INSS 2021

INSS – Benefícios:

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o órgão responsável pelo pagamento de inúmeras vantagens e benefícios à trabalhadores com carteira assinada, MEI, entre outros. A única modalidade que não recebe tais benefícios, é a dos servidores públicos. Assim sendo, para obter acesso aos benefícios do INSS, será obrigatório contribuir com um valor mensal, referente à uma parcela da renda do trabalhador.

Para os trabalhadores que possuem carteira de trabalho assinada, são descontados automaticamente, sem a necessidade de coleta mensal por conta do colaborador. Já os chamados, freelancers, autônomos, empreendedores ou microempreendedores, deverão efetuar o pagamento de forma individual, com valores pré estabelecidos de acordo com a renda arrecadada pelo indivíduo.

Seguindo o mesmo raciocínio, o Instituto Nacional do Seguro Social é, na prática um seguro público, que em diversos acontecimentos possíveis, assim como casos de incapacidade dos trabalhadores ou empreendedores, conhecidos como riscos sociais, o mesmo entra em ação para poder arcar com os custos ou auxiliar os cidadãos brasileiros que tenham tal necessidade.

Calendário do INSS 2021

Calendário do INSS 2021

Aliás o RGPS, ou Regime Geral de Previdência Social possui todas as políticas de elaboração que regem o INSS, de acordo com as especificações tanto do Ministério da Economia quanto da Secretaria da Previdência.

Portanto, essas vantagens de cunho previdenciário são escaladas em duas subdivisões: programáveis ou não programáveis. Em relação às ações programáveis, fazem referência à questões como: pagar corretamente suas taxas de contribuição mensal, aposentar ao chegar da idade determinada pela legislação, entre outros. E, as ações não programáveis, como: o nome já diz, é relacionado com problemas inesperados como morte, doença, entre outros.

Acompanhe abaixo, a listagem completa sobre todos os benefícios e vantagens obtidas por todos os contribuintes do INSS. Observe:

  • Aposentadoria de característica especial
  • Aposentadoria por idade
  • Aposentadoria por tempo (de contribuição, que é diferente para homens e mulheres);
  • Aposentadoria em razão de invalidez
  • Auxílio em caso de acidentes
  • Auxílio para possíveis doenças
  • Benefícios assistenciais;
  • Pensão em razão de morte;
  • Salário maternidade (para MEI)
  • Auxílio de Reclusão

Tabela INSS

A tabela do INSS, é de suma importância para os trabalhadores que queiram entender todas as taxas e as configurações de cada ano do INSS. Atualmente, o cálculo utilizado é crescente, de acordo também com o aumento salarial anual. Diferentemente do que era anteriormente, quando relacionado à taxa variável entre 8% e 11%.

Deste modo, nesta nova fórmula, os trabalhadores que receberem o valor atual de salário mínimo será descontados com 7,5%. Para trabalhadores que recebam até R$2.089,60 o valor bruto descontado será de R$78,38 e mais 9% em cima do valor que passar do salário mínimo.

Tabela de pagamentos do INSS

Tabela de pagamentos do INSS

Calendário de Pagamento INSS

Já o calendário de Pagamento do INSS, é utilizado para que os trabalhadores saibam as datas de recebimento, consulta ou saque de todos os benefícios do INSS.

Tal calendário para o próximo ano de 2021, foi divulgado pelo Ministério da Economia em 2 de dezembro de 2020. Aliás o número do benefício sempre será pesquisado pelo final da numeração do benefício, sem a utilização do dígito.

Além disso, sempre que o pagamento cair no domingo ou em um feriado nacional, o valor será debitado somente no próximo dia útil.

✅ Confira também as datas de pagamento do Seguro Desemprego 2021.

Consulta Benefício INSS

Para consultar as condições do benefício do INSS, o indivíduo deverá seguir o tutorial descrito, logo em seguida:

  • Acesse o Site “Meu INSS”, polo link: meu.inss.gov.br;
  • Logo na interface, clique na opção “Login”, no canto superior da página e, posteriormente em “Cadastre-se”;
  • Crie uma conta de acesso com uma senha válida, e guarde-a bem;
  • Faça um login com as informações anteriormente cadastradas;
  • Ao adentrar no portal online, clique na opção ““Declaração de Benefício” e depois em “Consta/Nada Consta”;
  • Ao final será apresentado tudo referente ao seu cadastro no INSS, todos os seus benefícios e outas questões de cunho trabalhista;
  • Por fim, faça o download e utilize o documento como comprovante caso seja necessário.

Extrato INSS

  • Para emitir o extrato do INSS, siga o passo a passo descrito abaixo:
  • Vá novamente até o site “Meu INSS”,
  • Posteriormente, faça seu cadastro acessando o “Login” e sequencialmente, a opção “Cadastro” (cadastre uma senha de acesso que deve possuir 8 caracteres com letras e números);
  • Caso não seja seu primeiro acesso, desconsidere o passo anterior, e faça o login com sua conta e senha pré cadastrada (caso tenha esquecido ou perdido sua senha, será possível recuperá-la na plataforma informando um endereço de e-mail válido ou número de celular ativo);
  • Após estar dentro da plataforma, vá até a opção “Extrato de Pagamento de Benefício”;
  • Por fim, emita o documento (o mesmo procedimento poderá ser feito diretamente em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil).

✅ Veja também como efetuar o cálculo de rescisão trabalhista.

Pagamento INSS – Como Contribuir?

O Pagamento do INSS já é efetuado automaticamente por todos os trabalhadores formais com contrato vigente na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Portanto para estes indivíduos os direitos já estarão garantidos por lei.

O Saldo pode ser acompanhado à qualquer momento pelo aplicativo “Meu INSS” (Disponível para os sistemas operacionais Android e IOS).

Em casos de MEI (Microempreendedor Individual), a contribuição já está incluída na DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Todavia, tal função só dará direito à aposentadoria ao indivíduo com um salário mínimo. Para melhores arrecadamentos futuros, haverá a obrigatoriedade de contribuições separadas. Já os funcionários públicos, por sua vez, possuem o RPPS (Regime Próprio de Previdência Social).

✅ Veja também como efetuar o cálculo de férias 2021.

Como Sacar o INSS

  • Tenha em mãos toda a documentação obrigatórias;
  • Vá pessoalmente até uma agência da Caixa Econômica Federal (Cartão da Previdência Social, número do benefício, RG ou outra documentação de identificação pessoal com foto e CPF);
  • ​Posteriormente, efetue o saque do benefício (Respeitando o prazo de 60 dias corridos após os recursos serem liberados);
  • E pronto!
Categorias: Uncategorized

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *