Se a sua empresa é nova ou você teve poucas experiências até então como Pessoa Jurídica (PJ), não há porque deixar de buscar mais informações que façam você alcançar seu principal objetivo que é ficar em dia com a Receita Federal. Deste modo, saber como fazer a Consulta INSS Empresa 2024 é fundamental.

Neste contexto, cada vez mais as empresas brasileiras de pequeno e médio porte precisam se adequar para manterem-se pertinentes aos tributos de suas funções. Logo, não se esqueça de optar por cumprir com todas as regras que englobam sua modalidade.

Como nosso intuito é te ajudar, formamos um guia completo sobre o assunto, trazendo dicas e informações de grande valia para que ao final, você estenda tudo acerca da Consulta INSS Empresa 2024!

Consulta INSS Empresa 2024

Consulta INSS Empresa 2024

Consulta INSS Empresa

Consultar o INSS Empresa é uma parte importante para todos os empresários brasileiros, independente se o seu negócio possui uma larga escala ou se trata de uma microempresa.

Para isso, opções é que não faltarão para que você alcance seu objetivo com maestria e sem maiores problemas. Ou seja, você poderá fazer essa consulta pelo site da Receita Federal, pelo aplicativo Meu INSS, pelo site da Caixa Econômica Federal ou ainda pessoalmente em uma agência do INSS. Veja só:

Consulta INSS Empresa pelo Meu INSS

O portal do Meu INSS está entre um dos mais modernos da atualidade e por isso há tanto os brasileiros interessados em criar uma conta de forma 100% gratuita.

Apesar disto, abre-se espaço para muitas outras consultas e solicitações para a sua empresa há qualquer hora e de onde você estiver. Veja como é simples:

  1. Busque pelo aplicativo “Meu INSS” na loja de Apps do seu tablet ou smartphone (Google Play Store ou Apple Store);
  2. Ao encontra-lo, clique em “Instalar” e aguarde o sistema fazer o carregamento;
  3. Posteriormente, abra o App e faça um login com seus dados previamente cadastrados no site oficial do sistema Meu INSS;
  4. Siga para “Consultas”;
  5. Enfim, verifique todas as informações sobre o seu “INSS Empresa”!

Obs.: Também será possível realizar esse tipo de consulta do benefício INSS de forma muito similar através do site oficial do portal “Meu INSS”. Basta clicar aqui para ser redirecionado: https://meu.inss.gov.br/#/login.

Consulta INSS Empresa pelo Atendimento Presencial

Para esse tipo de agendamento INSS 2024, a forma mais fácil é através da Central Telefônica do INSS:

  1. Faça uma ligação gratuita para o 135;
  2. Aguarde a mensagem eletrônica cessar e procure pelo número 9 referente a “Falar com um atendente”;
  3. Ao ser atendido, identifique-se e expresse sua vontade em agendar um atendimento presencial;
  4. Informe o seu CEP e aguarde o atendente demonstrar qual o endereço da unidade do INSS mais próxima da sua localidade;
  5. Escolha um dia e horário para comparecer presencialmente e pronto!

Consulta INSS Empresa pelo Site da Caixa

Aqui, você também terá uma série de facilidades que vão além de seu intuito primário. Afinal de contas, para consultar o INSS Empresa nesta conjuntura você vai precisar:

  1. Ir até o site da Caixa pelo seu navegador de internet favorito copiando e colando o link: https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/gps/Paginas/default.aspx;
  2. Ao ser redirecionado, parta para fazer um login com os seus dados como PJ;
  3. Avance pelo procedimento de segurança e adentre ao portal;
  4. Lá, você se depara com uma série de informações, então navegue pelo sistema até encontrar a opção “INSS”;
  5. Defina sua categoria e informe todos os documentos requeridos pelo sistema;
  6. Em seguida, opte por “Consultar”;
  7. Na etapa final você poderá acessar cada uma das informações desejadas sem maiores problemas.

Consulta INSS Empresa pelo Site da Receita Federal

Por último você terá a chance de completar sua consulta do INSS Empresa através do portal da Receita Federal. Para completar essa ação de forma simples, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site oficial clicando aqui http://gps.receita.fazenda.gov.br/;
  2. Logo na primeira página, assinale o campo CNPJ ou CEI;
  3. O passo seguinte será acrescer o código identificador do documento ou matrícula selecionado anteriormente;
  4. Agora, informe a respectiva competência;
  5. Indique a sua senha ou clique em “Cadastrar Senha”, caso seja o seu primeiro acesso. Neste momento, será obrigatório preencher um cadastro de inscrição;
  6. Verifique se todas as informações estão de acordo e valide a sua senha;
  7. Escolha “Enviar” para confirmar a sua inscrição e retorne ao menu inicial;
  8. Crie um novo login, agora com a senha pertinente ao seu perfil;
  9. Passe pelo procedimento de segurança do site;
  10. Enfim, dentro deste portal, você poderá consultar tudo acerca de seu INSS Empresa.

Afastamento INSS Empresa

Muitas dúvidas surgem acerca do INSS Patronal e umas das principais consistem no afastamento ou no recebimento de auxílios que vão além da empresa.

Isto é, sempre que um colaborador precisa ser afastado por mais de 15 dias, o mesmo já deve dar entrada no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e essa questão precisa ser considerada pelo empregador no INSS Empresa, visto que essa condição incide diretamente no pagamento do tributo.

Partindo deste pressuposto, todo e qualquer empresário deve compreender que a obrigatoriedade do afastamento está prevista na legislação trabalhista e por isso precisa ser respeitada por ambos os lados.

Para não gerar pontos negativos ao empregador, todo este período relacionado ao afastamento não é considerado durante o cálculo do INSS Empresa na atual conjuntura para este ano de 2024. Tenha cautela!

INSS Empresa em Atraso

Deixar o pagamento da GPS em atraso é sempre bastante delicado, isso porque geram-se juros e multas em razão desta ocorrência.

Sendo assim, é interessante optar pelo parcelamento adequado antecipadamente para evitar chegar neste ponto negativo.

Outra possibilidade pertinente é o reparcelamento que pode ser alcançado através de um solicitação prévia do Extrato INSS empresa, independentemente se você já escolher o pagamento à vista ou um parcelamento primário.

Desta forma, você arca com juros provenientes das parcelas adicionais, porém protege-se do surgimento da multa em seu tributo, o que pode fazer o valor tornar-se exorbitante sem necessidade.

Porém, é preciso ter em vista que cada modalidade ou vertente do INSS empresa terá sua própria taxa de juros ou alíquota para ser acrescida à base do cálculo. Leve isso em consideração!

5/5 - (1 vote)
Categorias: INSS