Todos os jovens brasileiros que se encontram na fase mais produtiva de suas vidas podem ter as melhores condições por meio do ID Jovem 2022.

Este programa social do Governo Federal Brasileiro é considerado por muitos como revolucionário, visto que tem uma alcance enorme para com os jovens brasileiros.

Quer entender um pouco mais sobre como funciona o ID Jovem, como requerer a identidade jovem, requisitos e benefícios? Se sim, continue a sua leitura!

Como Funciona o ID Jovem 2022

O Identidade Jovem (ID Jovem) trata-se de um documento moderno direcionado aos jovens brasileiros de baixa renda, sobretudo aqueles que estão cadastrados juntamente às suas famílias no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, o mesmo utilizado para o auxilio Brasil 2022.

ID Jovem 2022

ID Jovem 2022

Assim como no caso do bilhete único RJ 2022, o principal objetivo deste documento é proporcionar o máximo de acesso à cultura e demais vantagens aos jovens que encontram dificuldade para utilizar meios como o cinema, o teatro e shows.

A abrangência deste programa é o que mais chama a atenção, ainda mais por utilizar-se de critérios práticos para garantir benefícios sociais aos brasileiros que possuem idade em uma faixa etária entre 15 e 29 anos.

Como o nome já deixa bem claro, a intenção principal deste programa é beneficiar os jovens. Essa ferramenta de inclusão social pode ser acessada por qualquer smartphone ou tablet, todavia orientamos que você faça um download seguido de uma impressão para que a utilização posteriormente seja mais versátil.

A Secretaria do Desenvolvimento Social atua juntamente com o CRAS para estabelecer estes benefícios definidos pelo Decreto Lei nº 12. 852 de 2013 e o que visa o Estatuto do Jovem e do Adolescente.

Com isso, além dos diversos jovens beneficiados nos anos anteriores, o Governo Federal estipular abranger ainda mais brasileiros em 2022.

Para manter o benefícios após a concessão é preciso continuar dentro do que rege a lei padrão. Sendo assim, é imprescindível que seu cadastro pessoal ou familiar no CadÚnico esteja devidamente atualizado.

Por conseguinte, a averiguação por parte do administrador do benefício acontece a cada 24 meses (2 anos), então dentro deste período você precisa ficar de olho para não ser pego omitindo dados, já que isso pode incidir diretamente em seu direito, além de proibir que você tente uma nova contemplação nos anos seguintes. Atente-se!

Quem pode fazer o ID Jovem

Para fazer a identidade jovem em 2022 você terá que estar adequado corretamente a todas as regras deste programa, ainda mais por conta das especificidades que essa temática envolve.

Dito isso, separamos uma relação quanto a quem tem direto ao ID Jovem, partindo de cada uma das normas e requisitos estabelecidos pelo Governo Federal. Veja só quem pode pedir o seu ID Jovem 2022:

  • Ter um cadastro ativo e com informações atualizadas no Cadúnico;
  • Apresentar renda familiar bruta igual ou menor que dois salários mínimos vigentes na data da solicitação;
  • Ter uma idade mínima de 15 anos e máxima de 29 anos.

Como fazer a Identidade Jovem

Assim como no passe livre estudantil 2022, não há muitos segredos quanto ao processo de solicitação da Identidade Jovem, todavia os contribuintes devem ficar atentos quanto aos passos para otimizar seus benefícios quanto a esse pedido.

Para tanto, você precisa completar um procedimento 100 % online e gratuito pelo portal da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ). Não quer correr riscos de erros durante a sua solicitação? Então acompanhe nosso passo a passo e coloque o que for aprendido em prática:

  1. Acesse o site da Secretaria Nacional da Juventude neste link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/idjovem;
  2. Busque por “Serviços” no menu inicial;
  3. Siga para “ID Jovem”;
  4. Você terá que escolher por “Emitir ID Jovem”;
  5. Neste momento você chegará até a página referente ao cadastro do documento;
  6. Prossiga com o formulário preenchendo todos os tópicos tidos como obrigatórios;
  7. Veja se todas as informações estão corretas e clique em “Avançar”;
  8. Neste ponto, opte por realizar um cadastramento facial utilizando-se de uma foto recente;
  9. Basta inserir um foto digital e aguardar o sistema definir se aceita ou se há a necessidade de inserir outra imagem;
  10. Se tudo estiver correto, siga em “Gerar ID Jovem”;
  11. Em sequência, seu documento será geado de forma digital;
  12. Por conseguinte, seu último passo deve ser imprimi-lo e plastifica-lo, se quiser, para começar a usar e acessar todos os benefícios pertinentes.

Obs.: Em casos onde o sistema identificar a duplicidade de dados ou informações errôneas, será imprescindível completar sua Identificação Jovem pessoalmente em um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência. Lembre-se disto!

Veja Ainda:

Como fazer a Validação ID Jovem

Com o ID Jovem em mãos, você terá que passar pela validação do documento para começar a utiliza-lo e, ao contrário do que muitos pensam, este procedimento é bastante simples.

Em linhas gerais, basta que você retorne ao site oficial do programa e siga o nosso manual descrito logo abaixo:

  1. Copie e cole este link direto em seu navegador de internet: https://idjovem.juventude.gov.br/validarcarteira;
  2. Se preferir, acesse o site oficial e busque pela opção “Validar Carteira”;
  3. Informe o código da carteira através de uma sequência de letras e números que são específicas de seu cadastro. Essa informação pode ser encontrada logo abaixo do QR Code.
  4. Selecione “Validar” e pronto, sua carteirinha ID Jovem estará ponta para ser usada!

Benefícios do ID Jovem

Conforme ressaltamos no decorrer deste artigo, são muitas as vantagens para quem recorrer ao ID Jovem, embora poucos brasileiros saibam de sua real importância.

Partindo deste pressuposto, elaboramos uma listagem com cada um dos benefícios do ID Jovem. Acompanhe, compare e tire suas próprias conclusões:

  • Meia entrada em eventos esportivos;
  • 2 Vagas gratuitas em viagens de ônibus em nível interestadual;
  • 50% de desconto nas demais viagens interestaduais;
  • Meia entrada em cinemas;
  • Meia entrada em shows;
  • Meia entrada em peças de teatro;
  • E muito mais.

Neste contexto, opções vantajosas não faltam para os brasileiros que se adequarem às regras do ID Jovem em 2022 e solicitarem o benefício o quanto antes.

Confira Também:

Documentos Necessários

Antes de qualquer coisa, considere os documentos necessários para alcançar seu tão sonhado ID Jovem. Acompanhe a listagem:

5/5 - (1 vote)
Categorias: Documentos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.