Cumprir com os deveres no serviço militar é essencial para todos os homens brasileiros ao completarem 18 anos. Para isso, o alistamento militar online 2022 trata-se da forma mais prática de alcançar seus objetivos à medida que o requerente não precisa mais passar horas na fila para inscrever-se como ocorria antigamente.

Com o intuito de auxiliar você nesta etapa tão importante, elaboramos um artigo completo sobre o assunto onde trataremos de tudo acerca do Alistamento Militar Online 2022, desde como funciona até as datas e os passos para que você alcance seu propósito. Não perca!

Alistamento Militar 2022

Em linhas gerais, o Alistamento Militar 2022 resume-se a um exercício de funções relacionadas às forças armadas brasileiras, todavia os homens com mais de 18 anos são obrigados a passar pelo procedimento, embora a obrigatoriedade posterior se dê apenas aqueles indivíduos que forem selecionados.

Alistamento Militar Online 2022

Alistamento Militar Online 2022

Para grande parte dos brasileiros, a decisão é dada como liberação dos serviços militares, de modo que a continuidade desta ação torna-se opcional.

Aliás, é imprescindível que esse processo seja respeitado desde a formulação da Constituição da República, embora tenha havido mudanças posteriormente à decisões iniciais.

Sendo assim, faz-se necessário conhecer a fundo sobre os obstáculos gerados para aqueles que não se encontram em dia com o serviço militar. São eles:

  • Inaptidão para emitir passaporte e outros documentos de identificação pessoal e similares (primeira e segunda via);
  • Impossibilidade de adentrar em instituições de ensino técnico, profissionalizante ou até mesmo em Universidades;
  • Não poderá seguir em nenhum cargo relacionado ao âmbito público municipal, estadual, federal, etc.;
  • Não haverá a possibilidade de alcançar uma nova ou a primeira carteira profissional;
  • Etc.

Tal obrigação perante o Serviço Militar do Brasil se dá quanto aos cidadãos que iniciam suas vidas adultas desde o primeiro dia útil do ano em que o mesmo completa 18 anos até o último dia do ano referente ao que o indivíduo completa 45 anos. Leve tal regra primordial em consideração!

Não de ler:

Alistamento Militar Como Funciona

O alistamento militar ocorre de maneira complexa e por isso é tão importante que todos os indivíduos estejam atentos às regras para não cometer erros durante essa etapa e culminar em problemas futuros em função desta omissão.

Posteriormente, os indivíduos podem escolher pelas carreiras pertinentes, tais como da Força Aérea Brasileira, do Exército Brasileiro ou da Marinha do Brasil. Confira quais são os sites onde você pode obter maiores informações para cada âmbito:

Lembre-se que qualquer brasileiro pode passar por essa etapa ou ainda estrangeiros com residência no Brasil, de forma opcional.

Confira Ainda:

Alistamento Militar 2022 Datas

De modo geral, neste ano de 2022 há algumas datas que precisam ser respeitadas pelos jovens que completaram 18 anos, sobretudo porque é necessário que esse procedimento seja feito online em decorrência da pandemia de convid-19.

A propósito, todos os indivíduos que se adequam às regras precisam comparecer à junta militar de seu benefício ou completar a etapa de inscrição até o dia 30 de junho. Atente-se e não se perca no cronograma!

Como Fazer o Alistamento Militar Online

Conforme destacamos acima, a fase do alistamento militar online é uma novidade recente, portanto é natural que muitos brasileiros encontram-se em meio a questionamentos.

Alistamento Militar 2022

Alistamento Militar 2022

Pensando nisso, definimos um manual abaixo para que você consiga identificar tudo o que precisa ser feito na prática. Acompanhe:

  1. Vá até o site oficial do alistamento militar online clicando aqui: https://alistamento.eb.mil.br/;
  2. De início, selecione a opção “Quero me Alistar”;
  3. Em sequência, você será redirecionado para uma página onde deverá indicar sua modalidade: “Arrimo”, “Exterior”, “Nome Social”, “Problema de Saúde”, “Alistamento Militar”;
  4. Depois de indicar a opção pertinente, avance para “Alistamento Online”;
  5. Escolha por “Alistamento Brasil”;
  6. Siga para um formulário que precisa ser completado com todos os seus dados pessoais (nome completo, data de nascimento, endereço, e-mail, telefone para contato, etc.);
  7. Posteriormente, indique o campo “Avançar” e confirme sua solicitação;
  8. Caso tudo esteja correto, escolha a opção “Validar”;
  9. Aguarde o sistema avaliar as informações inseridas no formulário, o que pode demorar um pouco, e faça enfim a impressão do documento oficial.

No demais, será preciso contar com alguns documentos em mãos. Lembrando que tal listagem é a mesma tanto para o procedimento online quanto para etapa presencial. Veja sói:

  • RG;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão oficial que prove a naturalização (estritamente para estrangeiros naturalizados com brasileiros);
  • Demais documentos de identificação pessoal com foto;
  • Comprovante de residência (especificamente para o processo presencial).

Leia Também:

Certificado de Alistamento Militar

Por conseguinte, todo e qualquer cidadão brasileiro que passou pelo alistamento militar online ou presencial neste ano de 2022 precisa ter em mãos o Certificado de Alistamento Militar e até mesmo saber como consultar a situação de seu alistamento.

Assim sendo, é fundamental realizar o procedimento em fronte da junta militar municipal ou regional. Quem preferir pode utilizar-se do portal online para alcançar tal objetivo. Entenda o passo a passo e veja como é fácil:

  1. Acesse novamente o portal https://alistamento.eb.mil.br/;
  2. Escolha, desta vez, “Já me alistei”;
  3. Clique em “Consultas” e depois em “Certificados Militares”;
  4. Deste modo, você precisa informar dados quanto a data do alistamento “Ano” e suas demais informações pessoais, por isso mantenha os documentos obrigatórios em mãos;
  5. Avance para “Consultar”;
  6. Agora, faça sua consulta e se desejar, opte por “Emitir Certificado de Alistamento Militar”;
  7. Aguarde o download e com o documento digital baixado, você poderá seguir para uma impressão;
  8. Imprima o certificado e utilize-se como desejar. Lembrando que este documento precisa ser apresentado para as mais diferentes situação, tanto para aqueles que forem liberados quanto os militares que decidiram por seguir essa carreira.

Este procedimento é bastante rápido, porém é preciso ter em vista que há um certo tempo de espera quanto ao processamento das informações pelo sistema.

Tal site da web pode ocasionar em travamentos, como muitos usuários já relacionaram. Isso ocorre em função do grande número de acesso e por isso deve-se optar por consultas fora dos horários de pico.

No demais, caso você queira uma emissão da forma tradicional utilize-se dos atendimentos presenciais ofertados na junta militar mais próxima da sua residência.

5/5 - (1 vote)
Categorias: Outros

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.