É fato que o Alistamento Militar 2022 está entre os assuntos mais buscados pelos jovens brasileiros que possuem 18 anos ou estão prestes a alcançar a maioridade legal, visto que há uma grande necessidade de manter-se em dia com o Exército Militar do Brasil.

O alistamento militar 2022 nada mais é do que um procedimento que envolve uma apresentação perante as Forças Armadas Brasileiras de cunho obrigatório para todos os homens que acabaram de completar 18 anos de idade.

Quer saber mais sobre este assunto? Então continue lendo este artigo e fique por dentro do tudo o que você precisa entender!

Alistamento Militar 2022

Alistamento Militar 2022

Inscrição para Alistamento Militar

Para realizar a inscrição alistamento militar os brasileiros podem escolher por ir pessoalmente até a junta militar, caso sua cidade apresente uma ou até mesmo em um polo regional.

Por mais que este procedimento seja o mais buscado, com a pandemia de covid-19 já é possível cadastra-se pela internet e é exatamente nesta função mais prática que lhe auxiliaremos neste tópico. Confira:

  1. Vá até a página https://alistamento.eb.mil.br/ através de seu computador, notebook, tablet ou celular;
  2. Opte por “Quero me Alistar”;
  3. Em seguida, você encontra uma opção referida como “Inscrição para Alistamento Militar”;
  4. É muito importante que o período de novos cadastros esteja ativo. Sendo assim, identifique o ano “2022”;
  5. Prossiga informando seus dados pessoais e não se esqueça das informações relacionadas aos seus documentos;
  6. Nesta etapa, indique seu CEP para que o sistema informe o melhor local para o seu alistamento;
  7. Verifique a data e horário para comparecer ao local predefinido;
  8. Imprima a guia de solicitação e complete o processo pessoalmente na data e horário marcados;
  9. Se preferir, utilize do processo virtual para completar desde a inscrição até o alistamento na prática.

Alistamento Militar Online

Quem optar pelo alistamento militar online 2022 pode ter as melhores condições para alcançar seus objetivos em um curto período de tempo. Outra vantagem desta categoria é que evita-se longos deslocamentos para cidadãos que residem na área rural ou em municípios do interior que não dispõem de uma junta militar local.

Alistamento Militar Online 2022

Alistamento Militar Online 2022

Para tanto, o procedimento é super interativo e focado na otimização do tempo, porém é natural que alguns brasileiros fiquem em dúvidas por se tratar de um processo recente e moderno.

Logo, preparamos um guia completo capaz de tirar todas as suas dúvidas e determinar os passos corretos para que ao final você obtenha o seu Certificado de Alistamento Militar. Verifique como é simples:

  1. Acesse o portal oficial o alistamento militar online (https://alistamento.eb.mil.br/);
  2. No menu inicial você encontra duas opções, então escolha a primeira que é descrita como “Quero me Alistar”;
  3. Prossiga para um formulário de inscrição onde você precisa descrever todos os seus dados, documentos pessoais e meios de contato (endereço de e-mail e número de telefone);
  4. Escolha a modalidade de seu alistamento e selecione “Avançar”;
  5. Confira se todos os dados estão corretos e prossiga com o preenchimento do formulário;
  6. Passe pela etapa de segurança do portal confirmando algumas letras e números dispersos em uma imagem;
  7. Em seguida, escolha por “Alistamento Brasil”;
  8. Verifique todas as informações e siga até a opção “Validar”;
  9. Por último, basta esperar as informações serem relacionadas pelo site para clicar em “Baixar”;
  10. Assim você obterá o seu Certificado de Alistamento Militar Online. Se desejar, finaliza essa etapa imprimindo a versão física do documento e pronto, seu alistamento militar online estará completo!

Leia Também:

Documentos Necessários

Independentemente se você irá realizar o alistamento presencial ou online, ter os documentos certos em mãos fará toda a diferença para o sucesso de suas ações, uma vez que os prazos são curtos e a falta de qualquer informação pode ser suficiente para perder seus direitos, além de dificultar as ações secundárias que relacionados acima.

Dito isso, tonar-se notório buscar por ações pertinentes ao tipo de alistamento desejado e ordenar tanto seus dados quanto documentos pessoais antecipadamente, Confira a listagem:

  • RG e CPF;
  • Outros documentos de identificação pessoal originais e com foto (CNH ou Carteira de Trabalho);
  • Certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência;
  • Documento pertinente à comprovação de naturalização para estrangeiros;
  • Dentro outros.

Apresse-se em cumprir com seus responsabilidades perante a junta militar e evite qualquer tipo de multa ou problemas ao longo prazo!

Confira Ainda:

Calendário do Alistamento Militar 2022

Toda vez que um novo ano se inicia, novos questionamentos surgem acerca do alistamento militar no Brasil, e nesta etapa atual não é diferente.

Resumidamente, identifica-se que Calendário do Alistamento Militar 2022 possui datas um pouco diferentes de anos precedentes por conta da atual conjuntura causada pelo isolamento social decorrente da covid-19, embora a estrutura disponha de similaridades.

Acima de tudo, qualquer incidência de atrasos ou omissões ocasionaram em multas por parte do jovem requerente, embora o valor seja simbólico. Os maiores empecilhos estão relacionados com os contratempos secundários que aqueles que desrespeitarem às normas estarão suscetíveis, tais como:

  • Impossibilidade de participar de concursos públicos;
  • Não poder acessar cursos do Ensino Superior;
  • Estar inapto a requerer a segunda via de documentos de identificação pessoal;
  • Inadequação às normas para obtenção do passaporte;
  • E muitas outras adversidades!

Para tanto, consultar cautelosamente o Calendário do Alistamento Militar 2022 trata-se do modo mais adequado para não perder os prazos de cada etapa obrigatória.

Logo, ficou definido pelo Ministério da Defesa do Governo Federal Brasileiro que neste ano de 2022 o cronograma oficial ficou definido para uma inscrição até o último dia útil de junho, isto é, dia 30/06.

Lembrando que o dia inicial para os cadastros virtuais ou presenciais foi primeiro de janeiro de 2022. Sendo assim, apresse-se em cumprir com suas responsabilidades!

Não de ler:

Alistamento Militar Feminino 2022

Outro ponto que costuma gerar muitas dúvidas aos brasileiros consiste no Alistamento Militar Feminino 2022. Dissemelhantemente dos homens, as mulheres não são obrigadas a passar por este procedimento.

Todavia, cada vez mais há mulheres interessadas em ingressar na carreira militar, seja no Exército, na Aeronáutica ou na Marinha, em função das excelentes condições que ambas podem proporcionar.

Portanto, após completar 18 anos de idade já é possível alistar-se como voluntária ou ainda adentrar a este âmbito por meio de um concurso público que acontece anualmente.

Independentemente do que você escolher, é válido obter mais informações no site de cada vertente do Serviço Militar Brasileiro. Veja só:

5/5 - (1 vote)
Categorias: Outros

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.