Se você chegou até este artigo com o intuito de descobrir um pouco mais sobre o ProJovem 2022, pois estão você está no caminho certo para alcançar sua bolsa de estudos, contanto que saiba exatamente o que procura.

Deste modo, elaboramos um guia completo sobre o ProJovem 2022 com o propósito de facilitar a sua vida e fazer com que em poucos minutos você saiba exatamente tudo sobre esse projeto social educacional que está entre os mais buscados da atualidade. Entenda tudo!

ProJovem 2022

Em suma, o ProJovem (Programa Nacional de Jovens) nada mais é do que um programa social do Governo Federal Brasileiro desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC).

ProJovem 2022

ProJovem 2022

Com ele, qualquer estudante da rede pública pode concorrer a uma vaga em um curso profissionalizante capaz de promover as melhores condições para que o mesmo saia da escola com uma vaga em potencial no mercado de trabalho.

Veja Ainda:

Como funciona

Este programa lançado no ano de 2005 mantém-se em evidência pela quantidade de benefícios que o mesmo proporciona aos brasileiros. Acima de qualquer coisa, precisamos frisar que o público alvo aqui são os jovens de baixa renda.

Isto se dá pelo auxílio mensal de R$100,00 destinados aos alunos que comparecem em cerca de 75% das aulas de seu curso. Porém, cada curso dispõe de um tempo próprio para conclusão que vai de 6 meses até 2 anos.

Quem pode se inscrever

O ProJovem 2022 é direcionado para alguns estudantes em específico, apesar de que a abrangência deste programa mostra-se como bastante atrativa. Pesando nisso, trouxemos alguns pontos que evidenciam quem de fato pode ser inscrever de acordo com as atuais regras:

  • Jovens de 15 até 29 anos;
  • Estudantes de escolas públicas;
  • Alunos da rede pública que demonstrarem uma baixa renda familiar;
  • Concluintes do Ensino Fundamental II ou alunos que estão cursando qualquer etapa do Ensino Médio. 

Nota: Lembre-se que há variações para cada uma das modalidades, então se você está dentro das normas acima, siga escolhendo pela modalidade do curso que melhor define o seu perfil!

Leia Também:

Inscrição ProJovem 2022

Todos os alunos interessados podem se inscrever por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC). Veja como é fácil se inscrever, caso você respeite os períodos das matrículas. Acompanhe: 

  1. Acesse o portal SIMEC por aqui: https://www.fnde.gov.br/fnde_sistemas/simec;
  2. No menu inicial, procure pela opção “Inscrever-se”;
  3. Neste momento será obrigatório preencher um formulário digital com seus dados pessoais, documentos e meios de contato;
  4. Siga informando seu CEP para que o sistema encontre o melhor endereço para você comparecer pessoalmente;
  5. Escolha um dos cursos entre os disponíveis;
  6. Avance passando pelo procedimento de segurança do portal;
  7. Confirme as informações e pronto, sua inscrição estará completa! 

Obs.: É neste mesmo portal que você encontra os editais para cada curso e ainda o cronograma completo do ProJovem 2022. 

Modalidades

Todos os estudantes que estão interessados em, ingressar neste programa no ano de 2022 precisa entender previamente que o mesmo dispõe de três categorias primárias com suas regras próprias.

Fazer uma escolha prévia fará toda a diferença para facilitar o seu acesso além de nortear sua inscrição para o caminho adequado. Assim, é preciso destacar que o Projovem é dividido em: ProJovem Urbano, ProJovem Campo e ProJovem Trabalhador. 

Ademais, é imprescindível que você entenda ambas as modalidades e as dissemelhanças entre elas. Verifique, por tanto, cada um dos pontos a seguir:  

ProJovem Urbano

O ProJovem na categoria urbana, como o nome já diz, evidencia-se por dar o benefício da ajuda de custo mais o curso de forma gratuita para aqueles alunos recém sápidos do Ensino Fundamental II.

Isso quer dizer, que essa modalidade abrange de modo direto a maior parte dos beneficiários enquanto os mesmos estão cursando o Ensino Médio. Leve isso em conta!

ProJovem Campo

Já no caso da modalidade do campo, o benefício estudantil é direcionado apenas aos brasileiros que residem em áreas rurais, embora não haja a necessidade de que os mesmos estudem em escolas nesta categoria. 

Neste casos, tanto os alunos do Ensino Fundamental II quanto do Ensino Médio são englobados pela vantagem do estudo gratuito + o pagamento referido. Entenda que os cursos do ProJovem Campo a duração padrão é de 2 anos. 

ProJovem Trabalhador

É através do ProJovem Trabalhador que os jovens com idade entre 18 e 29 anos podem acessar o programa de cursos. No entanto, leve em conta que neste caso em específico, a renda é um dos critérios levados em consideração. 

Ou seja, somente poderão participar os jovens que que estejam englobados em famílias que possuem uma renda per capta de até 1 salário mínimo vigente, que neste caso é de R$ 1.212, 00.

Confira:

Cursos Gratuitos ProJovem

O que mais impressiona neste assunto é a quantidade de cursos oferecidos pelo programa ProJovem de forma integralmente gratuita.

Porém é preciso compreender que as possibilidades de acesso podem depender de acordo com cada região do país ou polo presencial do programa.

Sendo assim, na listagem abaixo você acompanha quais são os principais cursos gratuitos do ProJovem. Avalie e compare: 

  • Arte;
  • Construção Civil;
  • Cultura;
  • Gestão Pública;
  • Administração;
  • Mecânica;
  • Serviços Pessoais;
  • Serviços Domésticos;
  • E muitos outros.

ProJovem Certificado

Após a conclusão de um curso por meio do Programa ProJovem, obter o certificado torna-se parte importante pode condecorar o seu êxito durante os estudos como também nas atividades práticas.

Lastimavelmente este documento não pode ser obtido de modo digital, restando ao educando retornar a escola onde concluiu seu curso durante o prazo estipulado pela própria instituição para enfim alcançar a versão oficial de seu Certificado ProJovem. Não perca tempo!   

ProJovem Telefone

É por meio dos contatos do ProJovem que você alcança as melhores condições de consulta sobre os cursos, modalidades, certificado e demais informações pertinentes a este programa social e que não foram devidamente respondidas neste artigo.

Sendo assim, utilize-se do telefone ou do site descritos abaixo há qualquer momento e tire cada uma de suas dúvidas: 

  • Telefone Ministério da Educação: 0800 616161, escolher “Opção 5 – Programas Sociais” (ligação 100% gratuita); 
  • Site ProJovem: http://portal.mec.gov.br/. 
5/5 - (1 vote)
Categorias: Benefícios

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.