É bastante comum perder documentos, embora isso possa implicar em uma série de consequências. Se isso aconteceu recentemente com você por algum motivo é compreensível que esteja se perguntando como saber o número do PIS? Porém não há com o que se preocupar.

Essa informação é indispensável para qualquer brasileiro, então se você não sabe quais os dígitos referentes ao seu perfil, torna-se válido acompanhar este texto para enfim alcançar seus objetivos relacionados ao Programa de Integração Social.

Como Saber o Número do PIS?

Como Saber o Número do PIS?

Neste artigo, você acompanha a descrição sobre este benefício anual junto a um manual repleto de discas sobre como saber o número do PIS das diferentes formas possíveis. Não deixe de conferir!   

Para que Serve?

A notoriedade do número do PIS condiz com sua obrigatoriedade no momento de fazer a consulta do benefício ou ainda de obter o pagamento posteriormente.

A propósito, ele pode ser encontrado de muitas formas, porém a tecnologia trouxe muitas possibilidades aos brasileiros que não estão encontrando tais dados de forma ágil.

Tal numeração é registrada no primeiro trabalho do brasileiro, então guarda-lo com atenção é primordial, até porque é comum necessitar utiliza-lo pelo menos uma vez ao ano.

De acordo com a Previdência Social existe a possibilidade de uma nova solicitação, porém o processo é burocrático. Isso evidencia que a melhor opção ao indivíduo que não está achando o seu número do PIS é solicitá-lo junto aos órgãos pertinentes. 

Ademais, o Programa de Integração Social (PIS) é direcionado aos benefícios dos trabalhadores brasileiros do setor privado enquanto que o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) refere-se aos colaboradores da esfera pública.

Isso deixa ainda mais claro sobre a necessidade de contar com a numeração de forma antecipada, evitando assim a perda de qualquer direito. Leve isso em consideração! 

Leia Também:

Como Saber o Número do PIS pelo DATAPREV

De modo geral, o site do Dataprev é considerado por muitos como a melhor opção para quem precisa consultar o número do PIS de forma rápida e sem a necessidade de apresentar tantos documentos.

Ao deixamos isso bem claro, trouxemos um passo a passo prático para todos aqueles que anseiam por saber qual o número do PIS. Acompanhe: 

  1. Dirija-se até o site do Dataprev e escolha um acesso via este link: https://www5.dataprev.gov.br/;
  2. Na barra superior do site oficial, clique em “Filiado”;
  3. Prossiga até a opção “Dados Básicos”;
  4. Agora, preencha o formulário dando uma atenção especial para os campos tidos como obrigatórios;
  5. Na aba “Dados Complementares”, será necessário informar pelo menos um dado (CNH, CTPS, passaporte, carteira de marítimo, título de eleitor) + o tipo de certidão;
  6. Faça o processo de segurança do site informando o “texto da imagem”;
  7. Para seguir, clique no botão “Continuar”;
  8. Na página seguinte, observe o seu Cadastro Nacional de Informações Sociais;
  9. Posteriormente, avalie os dados e verifique qual o número do seu PIS no registro em evidência;
  10. E pronto!

Como Saber o Número do PIS pela Internet

Como destacamos acima, é preciso estar adequado ao número do PIS e o modo de como consultar o PIS pela internet. Isso permite que você possa realizar o procedimentos quantas vezes quiser e ainda consiga promover consultas ou solicitar outros serviços.

Como Saber o Número do PIS pela Internet

Como Saber o Número do PIS pela Internet

Além de simplesmente fazer esse tipo de consulta, ressaltamos que também existe boas opções secundária como, por exemplo, requerer os dados via aplicativos ou telefone. Entenda cada um dos casos a seguir: 

Número do PIS pela internet

Como o intuito principal é alcançar as informações pela internet, veja como é simples este processo:

  1. Acesse o site da Caixa Econômica Federal (https://www.caixa.gov.br/Paginas/home-caixa.aspx);
  2. Vá até a aba “Busque na Caixa” e digite “Número do PIS”;
  3. Atente-se ao seu perfil e complete um login. Caso não tenha, realize um “Novo Cadastro”;
  4. Agora, informe todos os documentos tidos como obrigatórios;
  5. Prossiga conferindo se não houve erros de digitação;
  6. Logo em seguida você confere qual é o seu número do PIS.

Nota: Pela internet você também pode escolher pelas seguintes opções: Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/#/login) ou CNIS (https://cnisnet.inss.gov.br/). 

Número do PIS pelo telefone

Quem preferir realizar este processo pode se impressionar com a praticidade. Em síntese, basta escolher entre o telefone 135 da Previdência Social ou o número 0800 7260207 da central de atendimento Caixa Cidadão.

Na primeira opção o atendimento acontece de segunda-feira até sábado (07:00 h até 22:00 h) enquanto que no 0800 você consegue acessar um atendimento 24 horas todos os dias. Em ambos os casos a ligação é gratuita. Entenda:

  1. Ligue para uma das opções detalhadas acima; 
  2. Escute a mensagem eletrônica e escolha “Falar com um atendimento”;
  3. Assim que você for atendido, indique seus dados e documentos pessoais;
  4. Informe a necessidade de conhecer seu número do PIS e pronto! 

Número do PIS pelo aplicativo

Essa também é uma das formas de realizar a consulta PIS pelo CPF, de maneira rápida e fácil.

  1. Procure pelo aplicativo “Caixa Tem” na loja de apps de seu dispositivo móvel (Google Play Store ou Apple Store);
  2. Veja se existem atualizações pendentes;
  3. Baixe e abra o aplicativo;
  4. Realize um login com seu número de CPF e senha que precisa ser cadastrada incialmente no site Gov.Br;
  5. Sequencialmente, vá até a aba “Consultas” e assinale “PIS”;
  6. Neste momento você conseguirá visualizar o seu número do PIS e demais informações similares. 

Também é possível consultar o número do PIS por meio dos aplicativos “FGTS”, “CTPS Digital” e “Caixa Trabalhador”. Cada um deles são ofertados para os principais sistemas operacionais da contemporaneidade.

Tendo o número do PIS 2024 em mãos, você pode seguir para a consulta do benefício pelos deferentes métodos disponibilizados ao mesmo tempo que tem a oportunidade de fazer o saque caso tenha rendimentos em aberto.

Outro ponto a ser considerado aqui são os prazos do benefício, visto que a ordem de pagamento segue a data de aniversário do beneficiário.

Quanto aos valores, considere que eles são definidos a partir do tempo de contribuição em relação com o ano base. Sendo assim, aqueles que atuaram profissionalmente durante os 12 meses terão mais a ser adquirido do que aqueles que trabalharam o tempo base de 30 dias. Atente-se aos detalhes e evite qualquer tipo de dúvida!  

5/5 - (2 votes)
Categorias: Trabalhador