O abono salarial está entre os temas mais comentados pelos brasileiros em razão das novidades anunciados pelo Governo Federal em harmonia com a Previdência Social. Com isso, o Cadastro PIS 2022 demanda por uma atenção especial por todos aqueles que geralmente são beneficiados ou até mesmo por quem vai receber pela primeira vez.

Em resumo, o Programa de Integração Social (PIS) é considerado por muitos como um dos benefícios mais importantes do ano. Decerto, seguir cada uma das regras fará com que você tenha as melhores condições para consultar, solicitar ou cadastrar o PIS.

Cadastro PIS

Cadastro PIS

À vista disso, preparamos um guia com informações e dicas para quem não saber como prosseguir nesta etapa ou deseja compreender mais de perto como funcional tal processo. Compreenda!

Cadastro PIS 2022

Primordialmente, o cadastro do PIS 2022 é fundamental para identificar socialmente cada brasileiro como trabalhador, seja por sua atividade profissional como também quanto a outras características.

Nesta conjuntura, a inscrição do PIS promove o acesso a uma série de benefícios trabalhistas e previdenciários. Dentre eles é necessário destacar:

Dentro deste contexto, é inexorável compreender que o primeiro cadastro é sempre realizado no primeiro emprego, em função do que é definido pelo próprio empregador dentro das regras primárias.

Caso isso não ocorra, o colaborador terá a possibilidade de ir atrás de seus direitos, enquanto que o empregador pode ser acometido por multas e uma série de desvantagens ao seu negócio.

Cadastro PIS Certificado Digital

O cadastro do PIS fará com que o trabalhador esteja apto a identificar-se socialmente, mas não apenas isso. Por outro lado, você conseguirá estar em dia com a previdência, além de receber o valor do benefício que é pago anualmente de forma integral.

Ao completar o ato da inscrição, gera-se um código que precisa ser informado ao trabalhador enquanto esse tem a responsabilidade de mantê-lo. Além do mais, não haverá a necessidade de um novo cadastro caso o colaborador já esteja devidamente inscrito. Tenha cautela!

Deste modo, o certificado digital é verdadeiramente um dos pontos que facilitam o acesso do empregador ao cadastro do PIS de seus colaboradores. Entenda como prosseguir de forma remota:

  1. Escolha o acesso entre o site Gov.Br ou pelo aplicativo e-CNPJ;
  2. Acesse com os dados de seu CNPJ e uma senha cadastrada anteriormente;
  3. Efetue seu cadastro com os da empresa ou microempresa em questão;
  4. Aguarde a autenticação e obtenha seu Certificado Digital!

As maiores vantagens, neste sentido, resumem-se a: ser uma plataforma segura, otimizar o tempo na alteração de dados cadastrais e promover uma fácil inscrição de novos colaborados no Programa de Integração Social sempre que for necessário.

Cadastro PIS Online

Anteriormente o cadastro do PIS pode parecer bastante complexo para os empresários de “primeira viagem”, porém há algumas dicas que podem ser seguidas para facilitar o processo.

Na verdade, existem incontáveis opções para completar essa etapa, cabendo estritamente ao indivíduo escolher aquela que mais se adequa à sua empresa.

Cadastro PIS Online

Cadastro PIS Online

A grande vantagem dos últimos anos é que o procedimento modificou-se através da modernização do sistema, promovendo uma inscrição 100% digital.

Além do mais, assim que a empresa ou o PJ já dispõe do certificado digital, basta que o direcionamento seja dado através da plataforma da Conectividade Social da Caixa. Observe:

  1. Acesse este link direto para chegar até o portal da Conectividade Social da Caixas Econômica: http://www.caixa.gov.br/cadastros/nis/Paginas/default.aspx
  2. Selecione a opção “Cadastros” e, na sequência, “Incluir Pessoa Natural”;
  3. Tenha em mãos o RG, o CPF e as demais informações contidas na carteira de trabalho do colaborador;
  4. Avance preenchendo o formulário;
  5. Verifique se todos os dados estão corretos e indique “Envio de Arquivo Cadastro NIS”;
  6. Faça o procedimento de segurança da página e depois indique a aba “Salvar”;
  7. Caso tudo esteja adequado, promova o envio e pronto!

Nota: Todavia, aqueles que não estiverem acostumados a efetuar o processo pela internet também poderão optar pelo envio do Cadastro PIS 2022 por lote.

Comprovante

Posteriormente ao cadastro do PIS, é comum que os trabalhadores ou até mesmo o empregador precise fazer uma consulta para, na sequência, emitir o comprovante de cadastro.

Isso ocorre porque é responsabilidade da empresa e do empregador nortear o colaborador quando este precisar acessar seus dados cadastrados pela mesma.

Logo, este processo não possui muitos segredos, porém conhecer cada detalhe fará uma enorme diferença no passo final. Para tal, você deve atentar-se aos três tipos de consultas que podem ocorrer: pelo cartão cidadão, CTPS ou pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Deseja praticidade no momento de obter o comprovante do cadastro no PIS 2022? Então siga o nosso passo a passo e tire todas as suas dúvidas:

  1. Precedentemente, procure pelo site do Cadastro Nacional de Informações Sociais, ou clique aqui: https://cnisnet.inss.gov.br/;
  2. Na aba “Perfil”, opte por “Cidadão” e aguarde o sistema carregar;
  3. Você será redirecionado para uma página onde consta um formulário;
  4. Clique em “Filiado” e depois em “Inscrição”;
  5. Complete todas as seções informando as informações tidas como obrigatórias;
  6. Será imprescindível informar o CPF, nome completo, nome materno, meios de contato (e-mail e telefone) e data de nascimento;
  7. Assinale a opção “Não sou um robô” para continuar;
  8. Avança e encontre os dados de seu Cadastro PIS que podem ser consultados;
  9. Se tudo estiver correto, clique em “Emitir” para baixar o comprovante na versão digital;
  10. Quando necessário, faça a impressão.

Para mais informações o empregador pode entrar em contato com a Caixa Econômica Federal que é a responsável por grande parte da adequação do PIS neste ano de 2022. Além disso, o INSS também fica à disposição para tirar dúvidas quando necessário.

Desta maneira, resta fazer um contato através de um dos seguintes meios:

  • Telefone Caixa Cidadão (para PIS e FGTS): 0800 726 0207 (ligação gratuita);
  • Horário de atendimento Caixa Cidadão: 24 horas por dia de segunda a sexta-feira e das 10:00 h até 16:00 h, aos sábados;
  • Telefone INSS: 135 (ligação gratuita);
  • Horário de atendimento INSS: segunda até sábado, das 7:00 h às 22:00 h.
5/5 - (1 vote)
Categorias: Trabalhador

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.