A era moderna também chegou ao INSS e cada vez mais os brasileiros conseguem ter o máximo de facilidades no momento de acessar seus benefícios pelo INSS Digital 2022.

Foi-se o tempo em que era obrigatório passar longos períodos no telefone ou indo até uma unidade de atendimento presencial para acessar informações, fazer consultas ou solicitar serviços.

Agora o sistema do site do INSS Digital também não deixa mais a desejar e abrange uma série de funcionalidades jamais vistas. No entanto, foi com o surgimento do aplicativo Meu INSS que as melhores condições foram proporcionadas aos segurados. Saiba mais!

O que é o INSS Digital

É fato que os brasileiros começaram a otimizar seu tempo em ações congruentes ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após o momento que essa autarquia do governo federal começou a proporcionar acessos práticos a sistemas digitais.

INSS Digital 2022

INSS Digital 2022

Para tanto, pode-se optar por uma acesso via aplicativo ou site sempre que for necessário e o melhor de tudo: 24 horas por dia e 7 dias por semana.

A plataforma “Meu INSS” surgiu no ano de 2018 e desde então trouxe uma série de atualizações para promover ainda mais facilidades aos usuários.

Outro benefício que merece destaque é a gratuidade desta ferramenta tanto na versão pelo site quanto pelo aplicativo.

A propósito, os usuários podem acessar o INSS Digital tanto pelo computador e notebook como também pelo smartphone ou tablet. Atente-se, no entanto, para a descrição da compatibilidade com o sistema operacional (Android ou iOS).

Para baixar, você precisa ir até a loja de aplicativos do seu aparelho e clicar em “Instalar”. Desta forma, se houverem atualizações pendentes as mesmas já serão efetuadas automaticamente.

Quem tem acesso ao INSS Digital

A Previdência Social elaborou o INSS Digital com o objetivo de trazer o máximo de vantagens aos usuários, de modo que o acesso às informações fossem mais práticos e para que as unidades do INSS pudessem suprir suas as necessidades de atendimento.

Ademais, por conta da pandemia de covid-19, muitos atendimentos passaram a ser completados virtualmente ou até mesmo aqueles que precisam da presença do solicitante, parte majoritária das ações já são feitas nesta conjectura.

Neste sentido, a plataforma engloba os seguintes usuários:

  • Contribuintes do INSS;
  • Beneficiários da Previdência Social;
  • Aposentados e pensionistas do INSS.

Nota: Apesar disso, qualquer brasileiro pode baixar o aplicativo Meu INSS sempre que desejar. Contudo, o acesso somente se dá para aqueles que apresentam um dos perfis descritos acima. Lembre-se deste detalhe!

Como fazer login no INSS Digital

Uma das principais dúvidas aos requerentes consiste no login ao portal INSS Digital. Isso ocorre por conta das muitas contradições entre o que os usuários citam na internet.

A verdade é que quem anseia pelo prático no app, deve efetuar um cadastramento prévio pelo site oficial do INSS, para em seguida ir até o download do app nestes links: Google Play Store (https://play.google.com/store/) ou Apple Store (https://apps.apple.com/br/app/meu-inss/).

Feito isso, ensinaremos nos itens abaixo as formas que você pode alcançar o seu primeiro login no INSS Digital. Preste atenção:

  1. O primeiro passo consiste em acesse o site oficial do INSS, neste link: https://www.gov.br/inss/pt-br;
  2. Clique em “Entrar”;
  3. Faça um login automático caso já tenha um conta no site Gov.br. Caso contrário, será necessário escolher por um “Novo Cadastro”;
  4. Nesta etapa, avance escolhendo por “Cadastre-se agora”;
  5. Você ficara em frente de um formulário que precisa ser completado com todos os dados tidos como obrigatórios;
  6. Feito isso, verifique se as informações inseridas são assertivas e promova uma rápida correção;
  7. Observe a senha gerada pelo sistema e guarde-a consigo;
  8. Volte ao menu anterior para a validação e, por fim, complete seu login.

Serviços disponíveis no INSS Digital

Conforme ressaltamos nos tópicos precedentes, muitas possibilidades são promovidas pelo INSS Digital e a cada ano novas funções são inseridas por meio de atualizações do sistema.

Assim sendo, preste muita atenção aos serviços ofertados pele INSS Digital e evite ter que se deslocar pessoalmente até uma unidade do Instituto Nacional do Seguro Social sem necessidade. Veja quais são os principais:

Obs.: As funcionalidades destacadas acima são as padrões e que podem ser encontradas tanto no site quanto na versão do aplicativo. Sendo assim, redobre sua atenção quanto as demais serviços pois eles podem ser restritos a uma das duas ferramentas digitais.

Como Criar uma Senha Definitiva no INSS Online

Como trouxemos anteriormente, a senha primária é definida pelo próprio sistema e cabe ao usuário estabelecer uma nova senha, desta vez de forma definitiva para sua conta e será exatamente neste aspecto que trataremos abaixo. Entenda os detalhes:

  1. Vá mais uma vez até o site do INSS (https://www.gov.br/inss/pt-br);
  2. Na aba “Entrar” complete seu login com a senha primária;
  3. Dentro do portal, escolha “Gerenciamento” e depois “Conta”;
  4. Indique a opção “Criar Senha” e escolha uma senha de entrada que seja válida no sistema;
  5. Repita os dígitos e, antes de confirmar, confirme algumas letras presentes em uma imagem de segurança do portal;
  6. Nessa etapa, basta efetuar um novo login para ter a sua nova senha para acessar os serviços digitais do Instituto Nacional do Seguro Social.

Como solicitar agendamento pelo INSS Digital

Após ter uma conta devidamente cadastrada, você pode escolher entre os serviços online ou ainda o agendamento INSS 2022 para um atendimento presencial. Veja como prosseguir nesta segunda opção.

  1. Complete o seu login no sistema INSS Digital (site ou app);
  2. Procure por “Agendamento/Solicitações”;
  3. Posteriormente, indique “Agendar atendimento presencial”;
  4. Informe seu CEP para que o sistema encontre o melhor endereço de acordo com sua localização;
  5. Escolha o melhor horário e data entre os disponíveis no calendário oficial;
  6. Clique em “Agendar” e, logo em seguida, na opção “Baixar” para emitir seu comprovante de agendamento;
  7. Por conseguinte, basta seguir até o endereço indicado quando a data em questão chegar com, pelo menos, 15 minutos de antecedência ao horário marcado.
5/5 - (1 vote)
Categorias: INSS

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.