O Extrato do INSS é importante para que você consiga acessar a consulta de pagamentos e demais outros benefícios. Mas não para por aí, pois há muitas formas de efetuar a consulta e cada uma delas pode ser a mais fácil, dependendo de seu perfil.

Partindo deste pressuposto, elaboramos um guia definitivo para que você descubra como emitir o extrato do INSS em 2022. Acompanhe:

Extrato do INSS 2022:

Extrato do INSS 2022:

Extrato INSS

Saber acessar o extrato do INSS é indispensável para todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social. É por meio deste comprovante que você consegue consultar os pagamentos utilizando-se apenas do número de seu CPF.

Além disso, a consulta do extrato INSS vai te permitir descobrir os seguintes detalhes:

  • Tempo de contribuição ao INSS;
  • Parcelas recebidas de benefícios;
  • Irregularidades em informações relacionadas à sua atividade profissional;
  • E muito mais!

Este relatório de contribuições permite que você tenha acesso a um banco de dados seja como trabalhador formal ou um contribuinte individual. O detalhamento favorece a procura por informações inconsistentes e a possibilidade de correção sempre que for necessário.

Ele também servirá como uma comprovante de recebimento dos benefícios sempre que você precisar declarar as parcelas recebidas.

O melhor de tudo é que o acesso a esse demonstrativo pode ser realizado de muitas maneiras, seja indo pessoalmente até um posto de atendimento do INSS, ligando para a central de atendimento ou utilizando uma das ferramentas de acesso virtual.

Sem mais delongas, vamos à explicação de cada uma das formas possíveis de emissão e consulta do Extrato do INSS em 2022. Não perca nenhum detalhe!

Extrato INSS por telefone

A forma mais rápida e prática de solicitar o Extrato do INSS é através de uma simples ligação para a central de atendimento do INSS. Aqui você completa sua solicitação sem precisar se deslocar.

Aliás, esse processo pode ser feito até mesmo por quem se encontra fora do país, porém neste caso específico a ligação poderá ter custos adicionais. Basta seguir os passos:

  1. Faça uma ligação para o número 135 de seu telefone fixo ou celular gratuitamente;
  2. Ouça a mensagem gravada e escolha a opção “Consulta do Extrato INSS”;
  3. Espere ser atendimento e informe um e-mail para receber as informações;
  4. Qualquer dúvida que surja durante o processo, aproveite para sanar junto ao atendente.

Importante: Neste caso será obrigatório realizar a ligação dentro do horário comercial de segunda a sábado.

Consulta Extrato INSS em Agência

Apesar de ser um processo um pouco mais demorado, muitas pessoas ainda preferem deslocar-se pessoalmente até uma agência do INSS para obter seu extrato físico.

Isso é possível e não há restrições para tal, contanto que você realize um agendamento prévio e compareça no local agendado no dia certo com, pelo menos, 5 minutos de antecedência. Atrasos resultarão no cancelamento do atendimento, exigindo um novo processo de agendamento.

Sabendo disso, confira o que deve ser feito na solicitação de consulta neste formato:

  1. Primeiramente, acesse o portal do INSS pelo link: https://meu.inss.gov.br/;
  2. Logo na primeira página clique em “Entrar” no canto superior direito;
  3. Faça o login com seu número de usuário e senha;
  4. No caso de primeiro acesso, haverá a precisão de cadastrar seus dados pessoais, escolher uma senha e realizar o procedimento de segurança do portal;
  5. Entenda que o primeiro código disponibilizado deve ser alterado posteriormente dentro do sistema;
  6. Ao adentrar no portal, clique no campo “Agendamentos/Solicitações” e, posteriormente, em “Novo requerimento”;
  7. Vá até o campo de pesquisa e procure por “Pagamento”;
  8. Escolha o serviço “Extrato INSS” e “Agendar atendimento presencial”;
  9. Você terá uma série de opções para escolher entre datas e horários logo após que acertar o endereço de uma central de atendimento do INSS mais próxima da sua casa.
  10. Por fim, basta comparecer no dia e local marcados munido de todos os documentos obrigatórios para obter o seu extrato do INSS.

Extrato INSS Online – Pela Internet

Quem pretende acessar o extrato virtual do INSS sem precisar sair de casa, pode aproveitar a ferramenta do Instituto Nacional do Seguro Social que é disponibilizada em seu site. Descubra abaixo todos os passos para consultar o extrato do INSS pela internet:

Extrato INSS Online 2022

Extrato INSS Online 2022

  1. Procure pelo site do Meu INSS em seu navegador favorito ou copie e cole o seguinte link: https://meu.inss.gov.br/;
  2. Realize um login com seu número de CPF e senha;
  3. Caso ainda não tenha cadastro, trate de resolver esse impasse preenchendo o formulário online e completando o procedimento de segurança assinalando o ícone “Não sou um robô”;
  4. Uma vez dentro do portal, selecione a opção “Extrato de Pagamento de Benefício”;
  5. Escolha o mês e o ano;
  6. Clique em “Detalhar” quanto encontrar o dado correto;
  7. Faça a emissão do documento e guarde bem a sua via!

Esse é o processo mais adequado pela praticidade, além de que você poderá realiza-lo sem sair do conforto de seu sofá.

Além do mais, também pode-se optar pelo processo por meio do site do Banco do Brasil (https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial) clicando no campo “Previdência Social” ou pela plataforma virtual da Caixa Econômica Federal (https://www.caixa.gov.br/Paginas/home-caixa.aspx) através do tópico “Extrato Previdenciário”.

Nestes casos você otimiza seu tempo se já for cliente do banco. Por conseguinte, basta realizar um login e seguir os passos de cada ferramenta. Em ambos os casos também pode-se escolher o app do Banco para completar a consulta.

Como Emitir o Extrato INSS

A forma mais adequada de emitir o extrato do INSS é por meio do aplicativo Meu INSS utilizando um tablet ou smartphone que possua um sistema operacional compatível com a ferramenta (iOS ou Android).

Partindo deste ponto, basta seguir nosso guia descrito abaixo para alcançar as informações desejadas.

  1. Acesse a loja de aplicativos do seu smartphone (Google Play Store ou Apple Store);
  2. Busque pelo App Meu INSS e faça o download;
  3. Abra o aplicativo e faça um login com seu CPF e senha;
  4. Se for o seu primeiro acesso, entenda que existe a necessidade de um cadastro prévio no sistema do INSS pelo site https://meu.inss.gov.br/;
  5. Posteriormente, procure pelo campo “Agendamentos/Solicitações”;
  6. Depois clique em “Novo requerimento”;
  7. Vá até o formulário online e verifique se todas as informações estão corretas. Se for preciso, atualize os dados;
  8. Em seguida, preencha os demais campos obrigatórios e selecione Emitir o Extrato INSS;
  9. Pronto, você irá ter em mãos os seu extrato para utilizar sempre que for necessário.

A relevância deste detalhamento está na possibilidade de aplicação posterior. Isto é, somente com ele você estará apto a chegar os pagamentos de seu benefício, verificar se o valores de sua aposentadoria estão corretos, obter empréstimos consignados, etc.

Documentos Necessários

Em ambos os casos você precisará apresentar alguns documentos para acessar o seu extrato do INSS, seja pessoalmente ou pelas plataformas digitais. São eles:

  • Documento de identificação original om foto;
  • CPF do solicitante;
  • CPF do procurador ou representante (quando houver);
  • Procuração ou termo de representação legal (se houver).

Serviços ofertados pelo App Meu INSS

O aplicativo Meu INSS também permite que você acesse incontáveis outras informações de onde quer que você esteja. O que mais impressiona é a sua abrangência e a facilidade do uso. Confira quais os principais serviços disponíveis neste App:

Quem pode fazer a consulta?

A consulta ocorre de maneira 100 % digital, portanto não há a necessidade de se deslocar até um posto de autoatendimento para verificar essa informação.

Logo, todos os brasileiros que contribuem com o INSS poderão fazer a consulta sempre que julgarem necessário. Dentre eles estão os segurados obrigatórios e os segurados facultativos. Veja os exemplos:

  • Contribuinte individual;
  • Trabalhador avulso;
  • Empregado doméstico;
  • Segurado especial;
  • Entre outros.

Pagamento INSS

O pagamento do INSS é feito de acordo com o calendário divulgado anualmente pelo próprio Instituto Nacional do Seguro Social. Destarte, a tabela de pagamento deve ser averiguada por cada colaborador segundo o último dígito do código do benefício.

Ainda sobre o calendário, sua elaboração leva em consideração a prioridade ao pagamento dos benefícios de menor valor. Outro ponto notório refere-se ao fato de que o calendário para segurados que recebem mais de um salário será diferente da tabela padrão.

Telefone INSS

O telefone do INSS mudou e não pode mais ser acessado pelo 0800 728 0191. O número agora é o 135, todavia a ligação continua gratuita independentemente de sua origem.

Atente-se, pois esse número é apenas para ligação e o INSS não pode ser acessado via aplicativo de mensagens. Quanto ao horário de atendimento, faça a ligação de segunda até sábado das 07:00 h às 22:00 h, ou seja, o sistema fica inativo aos domingos e feriados.

Se preferir, também existe a possibilidade de utilizar o contato da assistente virtual do INSS chamada de Helô. Ela fica disponível tanto no site https://meu.inss.gov.br/#/login quanto pelo aplicativo Meu INSS.

5/5 - (3 votes)
Categorias: INSS

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.