A Prova de Vida INSS 2022 é mais uma das muitas dúvidas que envolvem a Previdência Social no Brasil. De uma maneira geral, isso faz com que muitos contribuintes precisem ficar de olhos bem abertos para não cometer erros durante este procedimento tão importante. 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promove mudanças frequentes que afetam grande parte da população brasileira, assim é inexorável compreender que a prova de vida nada mais é do que uma forma de garantir que os beneficiários estão de fatos vivos e, desta forma, evitar possíveis fraudes por pagamentos indevidos.

Pensando nisso, decidimos por compor este artigo com uma série de dicas para quem precisa realizar a Prova de Vida INSS 2022. Não perca nenhum detalhe!

Prova de Vida INSS 2022

Prova de Vida INSS 2022

Quem deve fazer a Prova de Vida INSS

É quase impossível medir o nível de relevância da prova de vida para a previdência social. Logo, cada contribuinte deve ficar de olho dos requisitos para estar de acordo com as regras de seu benefício, mantendo assim os pagamentos por mais um ano.

Como ressaltamos acima, este processo precisa acontecer a cada 12 meses enquanto que alguns benefícios previdenciários poder dispor de especificidades singulares quanto a este quesito. Tenha cautela!

Posto isto, esse é o momento de assegurar quem precisar fazer a prova de vida do INSS em função das novas regras relacionadas ao ano de 2022. 

Em linhas gerais, a prova de vida anual é requisitada a todos os aposentados e pensionistas do INS. Com isso, pode-se evitar que o benefício em questão seja cortado, então para ficar longe do bloqueio das vantagens cada contribuinte precisa garantir a prova de vida de forma presencial ou de modo remoto.

É bastante comum que dúvidas surjam acerca da idade adequada para este processo. A verdade é que não há idade mínima para este procedimento e, de acordo com o que rege a legislação nacional, logo após completar 12 meses de recebimento de um benefício previdenciários, seja como aposentado ou pensionista, o indivíduo já deverá fazer a sua prova de vida.

Prazo para realizar a prova de vida

Independentemente da forma escolhida para efetuar a prova de vida é importantíssimo que você respeite o prazo limite para este procedimento e, se possível, adiante-se e garanta as melhores condições.

Em resumo, o procedimento que ocorre um vez ao ano precisa acontecer exatamente no mês de aniversário do contribuinte. Sendo assim, todos aqueles que não garantiram sua contribuição neste sentido terão como segunda opção completa-la até o mês de janeiro do ano seguinte.

Caso contrário, tais contribuintes estarão abertos a consequências desta omissão que em situações mais severas pode culminar até mesmo na perda integral do benefício previdenciário. Leve isso em consideração! 

Agora se o seu benefício já chegou ao ponto de ser cancelado ou congelado, não precisa se preocupar, no entanto será obrigatório solicitá-lo novamente. Leve isso em consideração!

Como agendar a Prova de Vida

É de suma relevância que quem pretender efetuar uma prova de vida da forma convencional entenda que o procedimento somente será alcançável quando o mesmo realizar um agendamento prévio.

Este procedimento pode trazer um série de complexidades, sobretudo para aqueles que nunca agendaram anteriormente um atendimento junto ao Instituto Nacional do Seguro Social.

Possui dúvidas quanto a este respeito? Se sim, basta seguir o nosso passo a passo descrito abaixo para alcançar seus objetivos:  

  1. Vá até o portal do INSS através deste link: https://meu.inss.gov.br/#/login;
  2. Selecione “Entrar com gov.br”;
  3. Você será redirecionado para uma página onde consta diversas opções de login;
  4. Utilize, portanto, seu certificado digital ou número de CPF para adentar ao menu inicial;
  5. Também será necessário dispor de uma senha previamente cadastrada;
  6. Para prosseguir para a etapa seguinte, passe pelo procedimento de segurança do portal assinalando “Sou humano”;   
  7. Agora, siga para “Agendamento/Solicitações”;
  8. Em seguida, indique o campo “INSS – Agendar Atendimento”;
  9. Você encontrará um formulário que precisa ser preenchido com exatidão;
  10. Neta fase, prossiga respeitando as indicações de dados obrigatórios;
  11. Releia para a certeza que nenhum dado foi introduzido de maneira errônea;
  12. Escolha uma data e horário depois de indicar o endereço do INSS mais próximo da sua casa;
  13. Atente-se em finalizar esta solicitação indicando o tipo de serviço desejado e emitindo o comprovante de agendamento, pois ele será necessário na etapa seguinte;
  14. E pronto, basta comparecer na data e endereço marcados com cerca de 15 minutos de antecedência, no mínimo! 

Prova de vida pela internet

A forma mais rápida e prática de fazer sua prova de vida do INSS em 2022 é pela internet. Sem dúvidas este é o procedimento que mais tem trazido benefícios as brasileiros neste nicho por otimizar o tempo de quem presa passar por este processo anualmente. 

Neste contexto, a forma mais rápida e prática é por meio do aplicativo de seu banco onde você possui uma conta ativa, seja ela corrente ou poupança. Veja como é simples:

  1. Baixe o aplicativo de seu banco na loja de aplicativos de seu smartphone ou tablete (Apple Store ou Play Store);
  2. Faça a instalação e complete a etapa de login com seus dados pessoais e bancários;
  3. Dentro da plataforma, siga até “Opções” e depois indique “Prova de Vida”;
  4. Você terá a possibilidade de simplesmente preencher um formulário ou realizar alguma movimentação financeira.  

Outros modos de fazer a prova de vida

Como se não bastasse todas as opções descritas acima, os beneficiário do INSS também podem recorrer a outras medidas práticas e, afinal de contas, escolher aquela que mais se enquadra ao seu perfil. Entenda! 

Além do mais, há alguns atos em específicos que também são considerados como prova de vida. São exemplos práticos:

  • Acessando o aplicativo Meu INSS na categoria prata ou ouro (utilizando-se do sistema de reconhecimento facial);
  • Por meio de empréstimos consignados (utilize o simulador caixa);
  • Reconhecimento biométrico;
  • Perícia INSS médica (presencial ou a distância);
  • Realizando o direito ao voto nas eleições nacionais, regionais ou municipais;
  • Emitindo ou renovando documentos;
  • Declarando imposto de renda;
  • Dentre outros.

Obs.: No caso da perícia presencial não esqueça de antes realizar o agendamento perícia INSS 2022 por meio dos canais oficias. Você pode ainda consultar o resultado da perícia INSS 2022 por meio desses mesmos canais.

5/5 - (1 vote)
Categorias: INSS

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.