Se você está se perguntando Como Saber Quem tem direito ao PIS 2022? Então vale a pena continuar acompanhando esse artigo que envolverá uma série de dicas para que você alcance tal objetivo.

O Programa de Integração Social (PIS) consiste em um dos benefícios sociais mais importantes para os brasileiros que trabalham há mais de 5 anos na iniciativa privada, porém existem outras regras que precisam ser consideradas.

Quem tem direito ao PIS

Quem tem direito ao PIS

No decorrer deste manual você descobre a listagem de requisitos, calendário de pagamento, como consultar o saldo e como sacar o PIS. Você não vai querer ficar de fora!

Quem tem Direito ao PIS 2022

De fato, saber que tem direito ao PIS faz-se crucial diante das novas alterações realizadas em relação aos anos anteriores. Isso quer dizer que aqueles que geralmente recebem o benefício, podem não ser mais contemplados nesta nova etapa ou vice versa;

Nesta conjuntura, apresentamos a listagem com os requisitos oficiais do Programa de Integração Social no ano vigente. Entenda:

  • Estar oficialmente cadastrado no PIS/PASEP;
  • Não ultrapassar salários mensais com até 2 salários mínimos durante o ano base;
  • Dispor de um exercício profissional de, no mínimo, 30 dias durante o ano base;
  • Contar com todas as informações atualizadas na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais)

Nota: o cadastramento e atualização dos dados do trabalhador na RAIS precisa ser executado pelo próprio empregador através do portal e-Social. Para isso, clique aqui: https://login.esocial.gov.br/login.aspx. 

Calendário de Pagamento do PIS 2022

Poucos brasileiros sabem, mas o calendário de pagamento do PIS 2022 trata-se de um dos principais pontos vantajosos para os brasileiros que anseiam por maiores direcionamentos quanto ao recebimento do Programa de Integração Social.

Neste contexto, compreender todos os fatores que envolvem as datas do pagamento favorecem um acesso rápido ao benefício. 

Um dos principais pontos a serem levados em consideração aqui remete-se ao fato de todos os contribuintes terem apenas até o dia 29 de dezembro para completar sua solicitação caso tenham perdido a data primária.

Para além disto, é de suma notoriedade frisar que os estados da Bahia e Minas gerais serão beneficiados antecipadamente por conta da necessidade de um auxílio às famílias que tiveram perdas significantes por causa das fortes chuvas e alagamentos nestas regiões.

Estritamente para os cidadãos deste estado, os pagamentos iniciam-se no dia 8 de fevereiro. Enquanto isso, os demais beneficiários precisarão aguardar a data definida no Calendário de Pagamento do PIS 2022. 

Tal cronograma é formado pelas datas de pagamento em razão do mês de aniversário do contribuinte. Dito isso, verifique o quadro e tire suas próprias conclusões:

Consulta Saldo PIS

As alterações recentes nas normas do PIS trouxeram muitas dúvidas aos brasileiros, principalmente quanto aos valores a serem pagos e quem tem direito ao PIS 2022.

Estes questionamentos estendem-se a outros campos e para sana-los o melhor a ser feito é uma consulta.

Entenda que em ambos os casos você vai precisar apresentar o seu CPF, além de que muitas vezes o número do PIS também será exigido. 

Outra atenção que você precisa ter neste quesito remete as demais informações que precisam ser indicadas. Sempre que houver algum dado errôneo, trate de atualizá-lo para manter seu cadastro assertivo.

Em contrapartida, quando o objetivo for fazer a consulta do saldo do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), o colaborador do sistema público precisará recorrer ao Banco do Brasil que é o administrador deste programa. Para isso, basta clicar neste link: www.bb.com.br/pasep.    

Para consultar seu saldo no PIS deste ano você poderá escolher pela melhor forma entre as disponibilizadas pelo Governo Federal, que são: aplicativo Caixa Trabalhador, aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou site Gov.BR. 

Entenda como fazer a consulta em cada uma das opções por meio de nossos guias e dicas de logo mais:

Consulta Saldo PIS Caixa Trabalhador

  1. Na loja de aplicativos de seu tablet, notebook ou smartphone, digite por “Caixa Trabalhador”;
  2. Ao identificar o app, prossiga para o download por meio do botão “Instalar”. Se houverem atualizações também será importantíssimo completa-las; 
  3. Assim que você abrir o App, siga para um login com seu número de CPF e uma senha que deve ser cadastrada precedentemente no portal Gov.BR;
  4. Passe pelo procedimento de segurança e navegue pela plataforma;
  5. Agora, será o momento de escolher “PIS/PASEP” e depois por “PIS”;
  6. Indique “Fazer consulta”;
  7. Por fim, averigue o saldo disponível em sua conta.  

Consulta Saldo PIS Carteira de Trabalho Digital

  1. Acesse novamente a loja de Apps (Play Store ou Apple Store) para procurar por “CTPS Digital”; 
  2. Clique em “Instalar” e complete o download;
  3. Neste momento, siga para a etapa de login ou crie um cadastro se ainda não dispor de uma conta ativa;
  4. No menu principal selecione “Consultas”;
  5. Informe a sigla “PIS” e complete seus dados para chegar até a informação desejada! 

Consulta Saldo PIS site Gov.BR

  1. Quem não gosta de utiliza-se de aplicativos pode recorrer ao site Gov.Br (https://www.gov.br/pt-br);
  2. Indique o campo “Entrar” para efetuar o login de maneira rápida, mas você precisar ter seu CPF e sua senha devidamente inscritos no sistema;  
  3. Na aba “Abono Salarial” você se depara com a opção “Consultar PIS”;
  4. Verifique seu saldo e a respectiva data de liberação. E pronto! 

Como Sacar o PIS

Ao entender exatamente qual o valor presente em seu saldo do PIS, é de grande valia ter em mente quais os passos viáveis para sacar o benefício assim que o dia de liberação chegar.

Isto é, pode-se optar por três formas: caixa eletrônico, central de atendimento ou via aplicativo Caixa TEM. Independentemente do que você escolher, siga o detalhamento: 

Crédito em conta (Caixa Econômica Federal)

  1. Vá até uma agência da Caixa e:
  2. Procure por um atendente e indique sua vontade em cadastrar a opção de pagamento do PIS no crédito em conta;
  3. Informe seus dados pessoais e profissionais + cada um dos documentos exigidos;
  4. Confirme a solicitação para que, desta forma, sua conta seja utilizada nesta categoria.

Caixa Eletrônico

  1. Dirija-se até o caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal;
  2. Insira seu cartão cidadão e senha;
  3. Veja o saldo e obtenha os rendimentos!

Caixa Tem

  1. Faça mais uma vez o download do aplicativo “Caixa Tem”;
  2. Basta logar e passar pelo campo de segurança do portal;
  3. Em seguida, vá até “Saldo” e transfira-o para um banco de sua preferência.
5/5 - (2 votes)
Categorias: Trabalhador

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.