aposentadoria por idadeAs complexidades que a Aposentadoria para Professor 2022 apresenta costuma deixar muitos profissionais da educação preocupados, porém ao conhecer todas as normas pertinentes não há motivos para temer.

É verdade que essa modalidade diferencia-se das demais em muitas questões e por isso é tão importante ficar de olhos bem atentos nas entrelinhas. Em resumo, indicamos que você se adeque previamente às regras primárias, porém não há como ficar por dentro de tudo se você não tiver cautela para as partes secundárias deste benefício.

Se interessou pelo assunto e não sabe por onde começar? Estão continue acompanhando este guia completo sobre a Aposentadoria para Professor 2022!

Aposentadoria para professores 2022 – Como Funciona?

Os profissionais da educação, em especial os professores, detém um papel fundamental para a formação de todos os brasileiros, tendo em vista que a vida escolar é bastante extensa e repleta de desafios.

Aposentadoria para Professor 2022

Aposentadoria para Professor 2022

Porém, quando os educadores chegam próximos da terceira idade uma série de questionamentos surgem, e uma das principais perguntas consiste em: como funciona a aposentadoria para professores 2022?

Isto de dá pelas diferenças gritantes desta categoria quando comparada com outros tipos de profissionais, ainda mais com os trabalhadores em profissões convencionais.

Outro ponto vital aqui está intrínseco às alterações recentes visualizadas a partir da reforma trabalhista no ano de 2019. As mudanças incidem diretamente nesta classe por fazer com que o mesmo tenha que ficar atento tanto na idade mínima como também a tempo de contribuição!

Com a atual reforma da previdência, as regras de transição também tornaram-se um assunto recorrente entre os educadores, independentemente se os mesmos atuam profissionalmente em instituições privadas de ensino ou lecionam em escolas públicas brasileiras.

Confira outras modalidades de aposentadorias:

Novas regras da aposentadoria para professores

Foi por meio da nova reforma da previdência que os professores chegaram até os atuais patamares quando o assunto em questão é a aposentadoria desta modalidade.

Na verdade as chamadas novas regras de aposentadoria estão correlatas tanto a aposentadoria por idade ou ainda quanto a aposentadoria por tempo de serviço.

Embora pareça simples, a heterogeneidade das normas e as diversas vertentes apresentadas no campo da educação nacional demandam por um pouco mais de atenção na hora de conferir quem pode e quem não pode aposentar em cada segmento.

Assim sendo, também é preciso ficar de olho nas especificações quanto ao nível de ensino o professor de questão ensina, isto é, se o mesmo leciona no ensino infantil, ensino fundamental (I e II) ou Ensino Médio.

Veja, logo a seguir, como ficam definidas as novas regras de aposentadoria para professores da rede pública e para aqueles que lecionam na rede privada:

Regras da aposentadoria para professores da rede privada

  • 57 anos de idade + vinte e cinco anos de contribuição ao INSS para mulheres;
  • 60 anos de idade + vinte e cinco anos de contribuição ao INSS para homens.

Regras da aposentadoria para professores da rede pública

  • 57 anos de idade + vinte e cinco anos atuando como professoras para mulheres;
  • 60 anos de idade + vinte e cinco anos lecionando em escolas públicas para homens.

Tabela da aposentadoria para professores

É através da tabela INSS 2022 para professores que você fica por dentro das demais informações pertinentes a este tipo de benefício previdenciário.

Dito isto, aqui você tem a possibilidade de descobrir como funciona a aposentadoria via sistema de pontos ou pela idade progressiva e muito mais. Observe com atenção:

Tabela de aposentadoria para professores – Sistema de pontos

  • 83 pontos para as mulheres (51 anos e cinco meses);
  • 93 pontos para os homens (56 anos e cinco meses).

Tabela de aposentadoria para professores – Idade Progressiva

  • 25 anos de serviço para mulheres e 30 anos de contribuição para os homens;
  • Essa idade acima é somada à quantia necessária de meses/anos para que o homem em questão alcance 60 anos ou a mulher chegue aos 57 anos.

Veja Também:

Simulação da aposentadoria de professor

Se você está interessado em se aposentar como professor e possui dúvidas sobre como isso acontecerá na prática, então saiba que a modernidade já apresenta ferramentas digitais capazes de te auxiliar na resolução desta problemática.

Para tanto, são muitos sites que possuem esse tipo de serviço e parte majoritária cobra uma taxa para disponibilizar o resultado.

Contudo, se você pretende fazer uma simulação rápida e 100% gratuita da aposentadoria para professor, indicamos o portal Dieese que pode ser acessado no seguinte link: https://www.dieese.org.br/calculadoraaposentadoria/index.xhtml

Como Solicitar a Aposentadoria para Professor?

Programa-se, pois a solicitação da aposentadoria como professor pode demandar um pouco mais de atenção do que nas formas tradicionais. De qualquer maneira, entenda que você pode escolher entre três modos simples para realizar o agendamento INSS de forma presencial: pelo telefone 135, pelo site do INSS ou através do aplicativo Meu INSS. Veja:

  1. Acesse o portal do “Meu INSS” neste link: https://meu.inss.gov.br/#/login;
  2. Se preferir, baixe o aplicativo de mesmo nome na loja de Apps de seu smartphone (Google Play Store);
  3. Em ambos os casos, basta efetuar um login e seguir para “Agendamentos/Solicitações”
  4. Nesta fase, insira seu CEP para que o sistema encontre o endereço do INSS mais próximo de sua residência;
  5. Escolha a melhor data e horário para comparecer no endereço fornecido;
  6. Complete esse processo emitindo sua guia se solicitação e pronto!

Obs.: Aqueles que desejarem uma solicitação por meio do telefone poderá ligar gratuitamente para o número e optar por falar com um atendente para marcar um horário e data para o atendimento presencial. Atente-se para o fato de que a ligação poderá ser completada apenas de segunda até sábado das 07:00 h até às 22:00 h.

Documentos Necessários

Seja para uma simples consulta INSS ou ainda para enfim solicitar a sua aposentadoria como professor, há uma lista de documentos que precisam ser apresentados.

Lembre-se ainda que os mesmos precisam estar, necessariamente, atualizados e dentro do que define as regras do tipo de aposentadoria escolhido. Veja só e separe-os com antecedência:

Obs.: Quanto maior for a seleção de documentos secundários e pertinentes a esta solicitação, mais prático será o seu processo de aposentadoria como professor neste ano de 2022!

5/5 - (1 vote)
Categorias: INSS

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.